Durante o encontro entre o prefeito Aluísio Veloso/PT, parte do secretariado e a imprensa local, no 1º Café com a Imprensa, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo César Rodrigues Costa (Paulinho da Fidalga) falou sobre vários assuntos da secretaria.
Sobre o projeto de revitalização da Praça do Coreto na Rodoviária, o secretário contou que foi feito o projeto e apresentada a proposta para os seis proprietários de comércios no local. Em um primeiro momento, todos aceitaram participarem dessa parceria com a Prefeitura, porém, na hora de assinar o convênio, só dois assinaram. Em janeiro, iremos entrar com o projeto para licitar a construção dos outros quatro quiosques. Qualquer cidadão poderá participar. As obras dos dois que aceitaram devemos iniciar assim que forem aprovadas pelo Legislativo. O projeto já está sendo elaborado, já foi feito o acordo com o Ministério Público. Eu acredito que no primeiro semestre do ano que vem esse assunto esteja resolvido.
Questionado sobre as empresas que estão em processo de instalação em Formiga e outras que estão por vir, Paulinho respondeu: a Mateus Alimentos já está em processo de instalação e podemos dizer que estamos namorando outras empresas. Devemos visitar algumas empresas na próxima segunda-feira (7), uma de distribuidora de medicamentos, uma de retífica, outra na área alimentícia. Mas ainda não há nada de concreto de projetos anunciados, contou o secretário
Paulinho falou ainda sobre os novos empreendimentos em Furnas. Os responsáveis já compraram o terreno, mas ainda não apresentaram o projeto. Será um mega investimento no local. Eles ainda estão em fase de elaboração do projeto, mas a fase final ainda não temos conhecimento, nem o da ilha que foi comprado também. Posso garantir que é um projeto muito audacioso no âmbito para turismo em 2010.
O secretário contou que, na secretaria, a obra que ele considera de maior grandiosidade é o Distrito Industrial José Luiz Andrade I e II. Ele é voltado para pequenas e médias empresas de Formiga. Teremos a capacidade de abrigar lá aproximadamente 40 empresas da cidade e quem tem problemas ambientais. São fábricas de blocos, carpintaria, marmoraria, recicladora de resíduos sólidos. Estamos alocando elas para um espaço mais adequado.
Sobre as prioridades na secretaria para o próximo ano, o secretário disse que será consolidar esse distrito industrial, os dois projetos de turismo que estão em andamento, a roteirizarão do Lago de Furnas, que será apresentada ao governo do Estado neste sábado (5) em Guapé, sendo que Formiga é uma das cinco cidades que fará parte dessa roteirizarão. Outro projeto interessante será a consolidação das granjas no município. Acredito que, no ano que vem, teremos mais espaço para muita granja crescer, precisamos aumentar o número dessas granjas para termos a capacidade suficiente para negociar a venda de um grande frigorífico. Hoje, estamos aí com umas trinta granjas e precisamos chegar a cem. Granja é um projeto muito interessante, pois ele é feito por pequenos produtores, é uma mão de obra pulverizada e gera empregos para a nossa gente, explicou Paulinho.

COMPATILHAR: