Os afastados são: José Terra de Oliveira Júnior, Rafael Alves Tomé, Erasmo Espíndola e o servidor Willian Antunes Vieira

O portal Últimas Notícias confirmou na manhã desta quarta-feira (30), os nomes dos membros do Executivo afastados após a deflagração da operação Capitanias Hereditárias pelo Ministério Público.

Os afastados são: José Terra de Oliveira Júnior (secretário de Administração e Gestão de Pessoas e chefe de Gabinete), Rafael Alves Tomé (secretário de Planejamento e Regulação Urbana), Erasmo Espíndola (Ouvidor Municipal) e o servidor Willian Antunes Vieira (chefe do Setor de Licitações).

Como já divulgado pelo Últimas Notícias, também estão afastados da função de vereadores por tempo indeterminado: Josino Bernardes de Castro, José Aparecido Monteiro (Zezinho Gaiola) e Rosimeire Ribeiro de Mendonça (Meirinha).

Todos os afastados são investigados pelo Ministério Público por uma série de possíveis irregularidades como: Superfaturamentos em licitações, procedimentos denominados “fura-fila” para Tratamento Fora de Domicílio; beneficiamento de obras públicas, especialmente nas zonas rurais; doação irregular de bens públicos e peculato são algumas das irregularidades investigadas.

São investigados  ainda, porém permanecem nos cargos, o diretor do Saae, Ney Araújo e o Secretário de Gestão Ambiental, Jorge Zaidam.

 

Candidatura

Sobre a possibilidade de impedimento de candidatura para as eleições deste ano dos afastados, o portal entrou em contato com a Promotora Eleitoral do Município, Clarissa Gobbo dos Santos, que explicou que todos os afastados estão sob investigação e só terão os nomes incluídos na “Ficha Suja” caso ao final de todo o processo, forem condenados, portanto, até o momento não há nenhum impedimento para que se lancem candidatos a cargos eletivos.

 

Na Prefeitura

A Prefeitura de Formiga, no fim da tarde de terça-feira,  também emitiu nota de esclarecimento a respeito da operação.

 

Nota de esclarecimento 02/2016

A respeito da operação realizada nesta terça-feira, dia 29, a Administração Municipal tem a declarar o seguinte:

1)      A Prefeitura de Formiga está colaborando com todas as investigações e todos os documentos e materiais solicitados foram prontamente entregues.

2)      É interesse da Administração Municipal que tudo seja apurado o mais rápido possível.

3)      Tudo que for determinado pela Justiça será prontamente acatado.

4)      O prefeito Moacir Ribeiro desconhece qualquer ilicitude praticada pelos servidores citados, acionou a Procuradoria Municipal para acompanhar o caso e aguarda o resultado das investigações para, se comprovado algum ilícito, tomar todas as providências cabíveis.

COMPATILHAR: