Na última reunião ordinária da Câmara Municipal de 2009, ocorrida na segunda-feira (21), o presidente Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo/PCdoB), disse que recebeu uma denúncia de um possível ?caixa 2? na Prefeitura de Formiga.

Segundo o presidente, o proprietário da confecção Ellus teria doado cerca de 20 mil calças para o Executivo, as peças teriam sido vendidas e um cheque de R$ 200 referente à compra de uma calça teria sido depositado em uma conta particular.
Reginaldo dos Santos apresentou cópia do cheque da Caixa Econômica Federal durante a reunião. ?Em Formiga está acontecendo coisas que até Deus duvida. Isso teria que ser dinheiro público e contabilizado. O contabilizado você coloca no bolso, na pasta, onde quiser, é um dinheiro seu, o não contabilizado ele vai para outros lugares como cuecas e meias?, disse Dr. Reginaldo.
O presidente do Legislativo ressaltou que o cheque seria enviado ao Ministério Público. ?Temos testemunhas de outras pessoas que este cheque foi depositado sim em conta particular. Isso é uma suspeita muito grave de ?caixa 2? na Prefeitura? , concluiu o presidente.

As explicações do Executivo
De posse dessa denúncia, a redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias procurou informações na Prefeitura e descobriu que a história não foi bem essa apresentada pelo presidente da Câmara. A redação obteve a informação de que um funcionário da Prefeitura foi quem teria feito a denúncia na Câmara Municipal.
O secretário de Administração, Sudário Macedo, foi procurado para falar sobre o assunto. ?Esse funcionário é problemático e queria que eu concedesse uma ajuda para ele. Com esse cheque está tudo certo, tudo dentro da legalidade e, se não me engano, até autorizado pelo promotor. Esse servidor queria levar vantagem nisso. Ele está com um processo administrativo e vai ser demitido. Ele está usando isso aí porque sabe que será demitido. Esse funcionário até chegou a tirar sua calça velha e suja e vestiu uma dessas que foram doadas. Eu sei também que ele usava o carro da Prefeitura para ir para a roça dele?, revelou.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Humano, Luís Carlos Silva, o repasse foi feito para doação à Escola Profissionalizante de Alevinocultura e Psicultura (Epap), que faz parte da Secretaria de Agricultura. ?Esse dinheiro já está na conta da entidade. A feira para a venda das peças foi realizada no Centro de Convivência do Idoso, no Quinzinho. Pessoas ligadas ao Conselho do Idoso também ajudaram nesta feira. Está tudo dentro da lei, tem extrato, tem tudo e a entidade vai usar o dinheiro em diversas frentes sociais?, contou Luís Carlos.
As anotações no verso do cheque, sacado na conta corrente nº 00742-4 (Bancoob), indicam que o mesmo foi depositado na conta corrente 93378 com mesmo dígito e banco.

COMPATILHAR: