Formiga agora conta com uma unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que será inaugurada no dia 21 de novembro, às 16h, e funcionará na rua Joaquim Antônio Barbosa, 75, no Engenho de Serra.

A solenidade está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, que será a responsável pela funcionalidade do CREAS no município.

Para o prefeito Eugênio Vilela, ter uma unidade do Creas em Formiga é uma grande conquista. “A Administração Municipal oferece mais um lugar na cidade para prestar assistência às famílias que precisam da ajuda do poder público. A unidade ofertará diversos serviços importantes que contribuirão para o bom convívio social. ”

O Creas atenderá famílias e indivíduos que sofrem violência física, psicológica e sexual; com afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; vivem em situação de abandono, trabalho infantil e de discriminação por orientação sexual ou raça, entre outros. A unidade deve, obrigatoriamente, ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), podendo oferecer outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. Além disso, orienta e encaminha os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município.

O Creas foi criado pelo Governo Federal para atender famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

COMPATILHAR: