A segunda etapa de vacinação contra a gripe A tem início nesta segunda-feira (22). Agora, é a vez das gestantes, crianças entre seis meses e 1 ano e de 11 meses de idade e pessoas portadoras de doenças crônicas menores de 60 anos (diabéticos, pneumopatas, cardiopatas, insuficientes renais, portadores de imunodeficiência, que são os em tratamento de câncer ou com uso prolongado de drogas imunossupressoras, por exemplo contra a HIV).
De acordo com a coordenadora do Setor de Epidemiologia, Juliana Silva Castro, ainda serão vacinados nesta fase pessoas que apresentam quadro asmático grave, hemoglobinopatia, doenças de fígado e aqueles com doenças neuromuscular, que são as distrofias, esclerose etc. A enfermeira afirma que também deverão procurar a unidade de saúde pessoas com obesidade grau três e menores de 18 anos que fazem uso crônico de salicilatos etc.
?Todas essas pessoas devem comparecer a uma unidade de saúde de 22 de março a 2 de abril, das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, e apresentarem o cartão de vacinas. Os portadores de doenças crônicas devem levar uma receita do medicamento em uso?, afirmou Juliana Castro.
A coordenadora destaca que as pessoas devem procurar se vacinar nas unidades em que são cadastradas, ou seja, no Programa de Saúde da Família (PSF) que abrange a área onde moram. ?Está sendo disponibilizada a dose para alguns grupos, então, nem todo cidadão será vacinado e é importante que todos se lembrem das medidas preventivas da gripe, sendo elas: lavar as mãos com frequência, proteger a boca ao tossir e evitar ambientes pouco ventilados?,reforça Juliana Castro.
Em Formiga, segundo a Secretaria de Saúde, o número estimado de pessoas a serem vacinadas é: 1.125 crianças de seis meses a 1 ano e de 11 meses, 829 gestantes e 4.512 doentes crônicos menores de 60 anos.

COMPATILHAR: