A segunda-feira (19) será de mais chuva em grande parte de Minas Gerais. De acordo com a Defesa Civil Estadual, a frente fria que está estacionada sobre o sudeste do país poderá gerar chuvas significativas na Grande BH, Campo das Vertentes e Zona da Mata.
Na região metropolitana de Belo Horizonte, o dia será de céu com muita nebulosidade e ocorrência de pancadas de chuva. Temperatura mínima de 18ºC no período da madrugada, e máximas em torno de 24ºC.
Conforme a Defesa Civil, a chuva registrada até agora na capital mineira chegou a 516 mm, superando os 320mm esperados para o mês de dezembro, o que excede em 61% a média nestes 18 dias do mês de dezembro.
Ainda segundo o órgão, a população deverá ser alertada quanto ao risco de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de encostas, evitando a permanência em áreas de risco. Devem ser especialmente reforçadas as orientações para que as pessoas adotem comportamentos seguros. Dentre outros, não transitar em áreas alagadas (a pé ou de carro), observar sinais de encharcamento e movimentação do solo das encostas e abandonar suas residências preventivamente, não colocar em vias públicas qualquer lixo ou materiais que possam comprometer os sistemas públicos de escoamento da águas pluviais.

COMPATILHAR: