Se você optou por parcelar o IPVA 2011, fique de olho no calendário, pois está na hora de pagar a segunda parcela.
Escala de vencimentos da segunda parcela do imposto começa na próxima terça feira (15) e termina no dia variando de acordo com o final da placa.
Fora do prazo há incidência de multa, calculada sobre o valor do imposto ou da parcela deste, sendo 0,3% por dia de atraso, quando o pagamento ocorrer até o trigésimo dia ou de 20% a partir do trigésimo primeiro dia, mais juros de mora (taxa SELIC).
O pagamento do IPVA deve ser feito por meio dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, HSBC, ITAÚ, Mercantil do Brasil). Basta informar o número do Renavam contido no respectivo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). As agências bancárias estão aptas a calcular, inclusive, os acréscimos legais devidos após o vencimento. Sendo correntista, você pode, também, pagar o IPVA por meio do sítio da sua instituição bancária na internet.
Taxa de Licenciamento, seguro obrigatório e multas
O prazo para pagamento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículos (TRLAV) termina no dia 31 de março de 20011. E o valor a ser pago, sem multa e juros, é R$ 62,17 (sessenta e dois reais e dezessete centavos). Evite deixar para a última hora.
Além do IPVA e da TRLAV, é necessário pagar o seguro obrigatório e eventuais multas. Só assim, o contribuinte receberá o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Documento de porte obrigatório para todos os motoristas, o CRLV é renovado / emitido anualmente pelo Detran/MG e enviado ao endereço do proprietário do veículo.

COMPATILHAR: