Lucas Coppi

Muitas pessoas sentem-se mais animadas e dispostas com o calor e sol do verão. Diferente da estação mais quente do ano, no inverno as academias costumam ficar bem vazias. São vários os motivos para isso: ninguém mostra muito o corpo, logo não se preocupa muito com isso, o frio aumenta a preguiça de sair da cama e também o apetite fica ainda maior. Porém, enfrentar essas questões pode ser vantajoso para quem quer emagrecer.

Afinal, esta época é o melhor momento do ano para praticar atividades físicas. Isso mesmo, fazer algum exercício no inverno pode aumentar em até 30% a queima de calorias.

É o que garante o pesquisador Luis Carlos Oliveira, do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), órgão ligado à Secretaria estadual de Saúde de São Paulo. Segundo o especialista, o clima mais ameno leva o corpo a precisar queimar mais calorias para manter-se aquecido.

Por isso há um aumento no consumo energético, pois a temperatura ambiente geralmente é menor do que a temperatura corporal. Com isso, o corpo perde calor para o meio mais facilmente e, na tentativa de manter a temperatura corporal constante, o organismo aumenta a produção interna de calor, aumentando o metabolismo e, consequentemente, o gasto calórico diário.

Ou seja, os exercícios que você pratica nos dias frios gastam mais calorias do que nos demais.

Como nesse período o corpo pede por mais alimento, é preciso ficar atento para que aconteça o déficit calórico e haja perda de gordura. Para impulsionar essa perda de gordura, a equipe do site VcemForma defende que a bicicleta é uma maneira encorajadora de enfrentar os exercícios físicos no frio e é uma ótima pedida para quem está começando a se exercitar! Além disso, dar uma pedalada contribui na definição dos músculos e melhora na frequência cardíaca.

Porém, é preciso alguns cuidados extras para se movimentar no inverno, e o principal deles é o alongamento. Como o corpo em repouso leva mais tempo para chegar à temperatura ideal para a atividade física, é importante alongá-lo e aquecê-lo. Com isso é possível evitar dores musculares e lesões.

Não esquecer da água também pode ajudar. Nos dias frios o corpo não pede tanta água como nos dias quentes, mas é preciso lembrar de se hidratar com frequência para não desenvolver outros problemas.

O importante é não perder o ritmo no inverno, afinal, a inércia pode significar prejuízos para a saúde e para a retomada dos bons hábitos, especialmente quando esse sedentarismo sazonal é aliado a uma alimentação mais desregrada, algo bem comum nesta época.

Quando nos dias frios a boa alimentação e os exercícios não estão na rotina, é quase impossível ter bons resultados no famoso “projeto verão”, em que todo ano pessoas se preparam, com apenas alguns meses de antecedência, para a temporada de praias. O ideal é inverter essa lógica e, em vez de se preparar fisicamente só para um período do ano, incluir os exercícios na rotina e levar essa prática para a vida.

 

COMPATILHAR: