A função da bexiga é acumular a urina produzida nos rins. A urina chega à bexiga por dois ureteres e é eliminada para o exterior através de um tubo chamado de uretra. O esvaziamento da bexiga é uma reação reflexa que as crianças demoram vários anos para controlar inteiramente – e muitos adultos, que já a controlam, muitas vezes insistem em adiar a ida ao banheiro.
Essa prática pode fazer com que uma das necessidades mais básicas do corpo humano se torne desconfortável se algo estiver errado. Fazer ?xixi? quando está apertado é sempre um alívio. Agora isso pode se tornar um tormento se a pessoa começar a sentir dor ou até mesmo não conseguir mais controlar a hora certa para ir ao banheiro.
Para evitar o aparecimento destes problemas, vale considerar a dica de especialistas e não segurar para ir ao banheiro. A capacidade média da bexiga de um adulto é de meio litro de líquido. Sendo assim, pessoas que seguram muito para urinar podem provocar uma infecção no órgão ou até mesmo perder a sensibilidade e não perceber que a bexiga está cheia e que é hora de esvaziá-la.
Cigarro, diabetes, hipertensão e problemas cardíacos, partos mal realizados e mal de Parkinson ou Alzheimer são outros fatores que podem também prejudicar o funcionamento do órgão e trazer problemas, como câncer, infecções e falta de sensibilidade.

COMPATILHAR: