O isolamento social como medida de combate à pandemia de Covid-19 assusta e gera pânico, mas, enquanto o distanciamento é recomendado, quem depende de doação de sangue para sobreviver passa por dificuldades. 

De acordo com a Fundação Hemominas, dos oito tipos de sangue no estoque, seis estão em nível de alerta, sendo um deles o O negativo, em situação crítica. Os dados são da sexta-feira (15).

A fundação faz um alerta para a queda na doação de sangue nos hemocentros em Minas Gerais, que chegou a 30%. 

Os estoques para os quais há alerta são dos tipos sanguíneos O negativo, O positivo, A positivo, A negativo, B negativo e AB negativo. O sangue O positivo é o mais frequente entre a população, e o O negativo é o tipo universal, utilizado nas urgências e emergências – ambos estão com os níveis reduzidos no estoque da Hemominas.

Doação

Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que adolescentes de 16 e 17 anos e maiores de 60 anos devem consultar as condições para doar. Homens podem fazer a doação quatro vezes ao ano, enquanto mulheres podem três vezes nesse período. O agendamento da doação pode ser feito pela internet, basta clicar aqui

Por causa dos riscos de contaminação pelo coronavírus, é proibido doação de pessoas que estiveram em países com casos confirmados de Covid. Após o retorno destes países, os candidatos à doação são considerados inaptos por 14 dias, desde que se mantenham assintomáticos.

O candidato a doador não pode ter tido contato com pessoas diagnosticadas ou com suspeitas da doença. Segundo a Hemominas, nesta situação, é preciso aguardar 14 dias de afastamento.

Quem estiver gripado só poderá doar sangue 30 dias após os sintomas acabarem. As coletas são feitas em locais higienizados e apenas com horários marcados.

Outras informações sobre doação de sangue, clique aqui.

Matéria do Hoje em Dia

COMPATILHAR: