A partir desta quarta (16), até o dia 16 de julho estão abertas as inscrições para o concurso de assistente executivo de defesa social – auxiliar educacional para a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O valor de cadastro é de R$ 73,97. Candidatos desempregados ou com limitações financeiras poderão requerer a isenção da taxa, até 23h59 desta sexta-feira (18), pelo site do IBGP, além de encaminhar a documentação solicitada via Sedex ou correspondência com Aviso de Recebimento. Acesse aqui o edital. 

São 211 vagas de nível médio para cargos efetivos nas unidades socioeducativas de todo o Estado, sendo 21 delas reservadas para pessoas com deficiência. O salário é de R$ 1.750,10, para 40 horas de trabalho semanais, que podem ser cumpridas em escalas de plantão. A seleção será feita em duas etapas: uma prova objetiva de múltipla escolha e uma avaliação psicológica.

As inscrições devem ser feitas pelo site do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), empresa organizadora do concurso. Dúvidas devem ser encaminhadas, exclusivamente, para [email protected].

Carreira

O concurso para a função de auxiliar educacional ampliará substancialmente a carreira nos centros socioeducativos de Minas. Atualmente, cerca de 20 servidores efetivos ocupam o cargo no Estado. O aumento tem como objetivo potencializar as atividades culturais, sociais e esportivas, conforme preconizam o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em busca de interromper a trajetória infracional dos adolescentes em medida de internação ou semiliberdade.

Processo seletivo

Com caráter eliminatório e classificatório, a prova objetiva será constituída por conteúdos de Língua Portuguesa, Informática Básica, Noções de Direito, Direitos Humanos, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos, com duração de quatro horas. A prova será aplicada em 15 de agosto, às 15h, simultaneamente, nos municípios de Belo Horizonte, Barbacena, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.

Já a avaliação psicológica, de caráter eliminatório, será mediante convocação pelo endereço eletrônico do IBGP.

Formação

“Os aprovados passarão por um curso de formação para qualificação e maior eficiência na prestação dos seus serviços”, afirma a superintendente Educacional de Segurança Pública da Sejusp, Roberta Corrêa.

A capacitação dos servidores será após a posse e já contabilizada como carga horária de trabalho. Serão ministradas 540 horas de ensino, divididas entre aulas presenciais e a distância, com disciplinas que vão da legislação institucional e da visão sistêmica da Sejusp, à gestão e formação de pessoas no sistema socioeducativo e ao relacionamento interpessoal. 

Apesar de a aplicação do curso não ser obrigatória por lei, ela visa a preparação dos profissionais para o melhor desenvolvimento de suas funções.

Fonte: Agência Minas

COMPATILHAR: