Kaká e Ronaldinho Gaúcho não jogam juntos pela seleção há 16 meses. A última partida da dupla aconteceu na vitória sobre o Uruguai por 2 a 1, em 2007, no Morumbi. Curiosamente, desde então, o Brasil não conseguiu mais vencer em casa nas eliminatórias. Nem fazer gols. São 314 minutos (considerando os acréscimos) sem balançar a rede em território nacional. Foram três empates por 0 a 0 com a Argentina, a Bolívia e a Colômbia. Por isso, a expectativa é grande que, com a possível volta da dupla, o jejum termine contra o Peru nesta quarta-feira, às 22h10min, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 12ª rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. A Rede Globo e o SporTV transmitem ao vivo a partida. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real. Todos os ingressos para a partida foram vendidos.
Mas Dunga faz mistério sobre a escalação que vai colocar em campo. Kaká, recuperado de um problema no pé esquerdo, volta ao time. A dúvida é sobre quem sai. O mais provável é que Elano deixe a equipe. Mas pode sobrar também para Ronaldinho Gaúcho ou até para Felipe Melo. De qualquer forma, é fato que o Brasil precisa ser mais ofensivo em relação ao último jogo.

A imagem da seleção ficou arranhada após o empate com o Equador no último domingo. Apesar das dificuldades da altitude de Quito, a equipe jogou mal, e graças a uma ótima atuação do goleiro Julio César não foi goleada. Por isso, os jogadores sabem da importância de não apenas vencer, mas também de jogar bem contra o Peru.

– Queremos vencer e convencer. Nós também nos cobramos – disse Robinho.
Em eliminatórias sempre houve jogos difíceis
Mas o retrospecto contra os peruanos nas eliminatórias mostra que será difícil a seleção dar espetáculo. Em oito jogos na competição, houve quatro empates por 1 a 1. E o Brasil venceu os outros quatro jogos, todos por 1 a 0.
A escalação de Kaká e Ronaldinho Gaúcho, se confirmada, vai deixar a seleção brasileira mais ofensiva. Além disso, os dois têm um ótimo rendimento quando começaram como titulares na Era Dunga. Em dez jogos, foram sete vitórias e três empates. O lobby na seleção para a dupla começar como titular é grande. Robinho foi o primeiro. Gilberto Silva também defendeu a escalação dos dois.
Em campo, Ronaldinho Gaúcho vai precisar superar as prováveis vaias que deve receber. Pelo menos foi assim no treino desta terça-feira. O meia não foi poupado pela maioria dos gremistas que foi acompanhar a seleção. Eles ainda estão magoados com a polêmica saída do jogador do clube por meio de uma ação na Justiça.
De qualquer forma, Kaká e Ronaldinho Gaúcho garantem que podem jogar juntos atualmente na seleção brasileira.
?Eu e o (Ronaldinho) Gaúcho tivemos grandes apresentações juntos. Gosto de citar como exemplo a Copa das Confederações de 2005, quando jogamos muito bem e fomos campeões em cima da Argentina? disse Kaká, que, ainda sem estar 100% bem fisicamente, não deve aguentar os 90 minutos da partida.
?Não vejo problema de jogarmos juntos. Isso acontece no Milan. É só se posicionar bem para marcar, porque quando estivermos com a bola a gente sabe o que fazer? disse Ronaldinho Gaúcho.
Dunga segue acreditando na recuperação de Ronaldinho Gaúcho, que há muito tempo não é nem sombra do jogador que encantou o mundo da bola nos tempos de ouro do Barcelona. Por isso, não seria muito lógico tirá-lo da seleção agora.
?Vou apostar no Ronaldinho até o limite. Não é de um dia para o outro que as coisas se resolvem. Onde vou encontrar um outro jogador com as qualidades dele, que já foi duas vezes eleito o melhor do mundo?? disse Dunga durante participação no programa Arena SporTV.
Dunga espera carinho da torcida gaúcha
Criticado pelos torcedores nas últimas três partidas em casa nas eliminatórias, Dunga deve encontrar nesta quarta-feira, no Beira-Rio, o carinho do torcedor gaúcho. Natural de Ijuí, cidade do interior do Rio Grande do Sul, o treinador aposta no apoio em peso de gremistas e colorados. No único treino da seleção no estádio já foi possível escutar uma prévia: Dunga, Dunga querido! Nós estamos contigo gritavam os torcedores.
Será a primeira vez que o ex-volante, revelado pelo Internacional e que evitou o rebaixamento do clube no Campeonato Brasileiro de 1999, vai comandar a seleção brasileira.
?Por aquilo que conheço da minha aldeia, aqui há uma cultura de antes de tudo acreditar nas coisas positivas. Essa é a tradição dos gaúchos. A primeira coisa que pensa é que as coisas vão bem. Já falam em vaias, críticas. Mas acho que vai ser o contrário. Existe a questão do patriotismo. Os torcedores sabem que estão ali jogadores representando o Brasil em uma briga para se classificar para a Copa do Mundo. É lógico que podem cobrar, mas só depois do jogo? disse Dunga
Apesar da expectativa da volta da dupla Kaká e Ronaldinho Gaúcho à seleção, o torcedor gaúcho passou a semana idolatrando outro jogador. A Patomania tomou conta de Porto Alegre. E o atacante do Milan espera sair da reserva e retribuir o carinho.
?Espero ter uma chance de jogar. E seria muito emocionante para mim marcar um gol no Beira-Rio com a seleção? disse Pato.
Do outro lado, o Peru não parece ser um adversário que vai assustar. Na lanterna das eliminatórias, com sete pontos, a equipe vem de uma derrota em casa por 3 a 1 para o Chile. O técnico Del Solar tem problemas para escalar a seleção. O lateral-esquerdo Juan Manuel Vargas, expulso contra o Chile, e o meia Paolo de la Haza, suspenso pelos cartões amarelos, vão desfalcar o time.

COMPATILHAR: