O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu 191.972 vagas para recenseadores temporários em todo o país. As inscrições foram encerradas no último dia 4 e, até o último dia 13, foram computados 1.042.506 cadastrados no concurso, que será realizado no dia 30 de maio.
O estado com o maior número de candidatos por vaga é o Pará, que conta com uma média de 8,78. Em contrapartida, São Paulo é o estado que apresenta a menor competição para os inscritos, com 3,63 candidatos por vaga.
Os concorrentes, que devem ter ensino fundamental completo e idade acima de 18 anos, farão provas de português, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos técnicos. Os selecionados receberão treinamento entre os dias 5 e 24 de julho, quando aprenderão a operar um computador de mão e aplicar os conceitos metodológicos do Censo.
Segundo o IBGE, a remuneração dos selecionados dependerá do número de visitas e quantidade de pessoas pesquisadas. O horário é feito pelo próprio recenseador e o contrato de trabalho tem a duração de um mês.

COMPATILHAR: