Mesmo sem a edição 2020 da tradicional corrida de rua de São Silvestre, cancelada em São Paulo por conta da pandemia de Covid-19, atletas de Ribeirão Preto (SP) não passarão o último dia do ano em branco.

Um grupo de corredores organizou uma corrida simbólica de 15 quilômetros por ruas e avenidas da cidade, com largada às 6h desta quinta-feira (31).

A empresaria Graciela Marques Arouca é uma das atletas. No período mais restrito do novo coronavírus, continuou treinando e está pronta para a corrida simbólica que vai fechar as atividades esportivas do ano.

Ela conta que as planilhas de treinos foram feitas de forma on-line e que, inclusive, participou, pela internet, de três provas: uma em Ribeirão Preto e outras duas em São Paulo e Rio de Janeiro.

“Participar da São Silvestre é uma festa para nós corredores. É uma alegria imensa. Então, nós reinventamos e vamos fazer nas ruas e avenidas de Ribeirão, mantendo o distanciamento, é claro, e vamos correr os 15 quilômetros”, explica.

Cuidados

A largada está marcada para as 6 horas porque a organização espera que poucas pessoas estejam nas ruas da cidade, evitando, assim, aglomerações, segundo a ortodontista Lucimar Zingaretti Tiraboshi, que vai participar da prova.

Ela corre há 11 anos e já participou da São Silvestre. Neste ano, Lucimar diz que a corrida tem um sabor especial de diversão e agradecimento. Além disso, a atleta afirma que vai seguir todos os protocolos sanitários.

“A gente já sabe que vai ser uma corrida diferente, como tem sido nossos treinos diários, como a gente faz. Todo mundo tomando o cuidado devido, que é máscara uma distância entre um e outro. É correr para se divertir. Uma corrida de agradecimento”, explica.

Cancelamento

A edição de 2020 é a primeira a ser cancelada na história da São Silvestre em 95 anos. Tradicionalmente, a prova reúne milhares de corredores profissionais e amadores de diversos países.

Segundo a organização da prova, que optou pelo cancelamento em setembro, a instabilidade do cenário atual da pandemia fez com que o evento ficasse para o segundo semestre de 2021, em 11 de julho.

A edição de 31 de dezembro do ano que vem também está mantida.

Fonte: G1

COMPATILHAR: