Visando desafogar o trânsito, evitar os acidentes, a destruição dos calçamentos e o comprometimento das galerias de esgotos devido o excesso de peso, a partir do dia 14 de janeiro, será controlado o tráfego de caminhões nas pontes do Banco do Brasil, Campo do Formiga e Nestlé.
A partir da referida data, caminhões com mais de 14 toneladas estarão proibidos de passar por esses locais.
Está sendo providenciado pelo Departamento de Trânsito panfletos e cartazes para alertar os motoristas e também será enviada uma carta aos caminhoneiros das cidades de Arcos, Pains, Córrego Fundo; cidades de onde vem a maior parte dos veículos que trafegam pelo município. Os caminhoneiros de Formiga também serão notificados.
Além disso, serão afixadas placas de sinalização e faixas orientando os motoristas. A Polícia Militar será parceira na orientação e fiscalização.
O Departamento de Trânsito e a Polícia Militar esperam contar com a colaboração de todos para que evitem transtornos e multa.
Apesar de importante, parece que a medida não resolverá o problema de excesso de peso sobre as pontes da Nestlé e Três Irmãos, pois em ambas foram instalados semáforos que fazem com que vários automóveis fiquem parados sobre as mesmas, e dependendo dos veículos, a soma do peso pode ser bem superior às 14 toneladas estipuladas.
Questionado sobre o problema, o responsável pelo Departamento de Trânsito do município, Marconi de Paulo, disse que ?a cidade começou errando há 20 anos, quando implantou os semáforos nas pontes! Apesar de, particularmente, não concordar com isso, a situação só poderá ser mudada quando houver um projeto para a retirada dos semáforos nas pontes, isto levará cerca de um ano. A ponte dos Três Irmãos foi construída há 79 anos por pedreiros que não tinham nem mesmo noções de engenharia e hoje estamos tentando fazer com que veículos acima de 14 toneladas não transitem na mesma e acho possível trocar os semáforos por placas, isso só depende da prudência de cada pessoa no trânsito?, encerrou Marconi.

COMPATILHAR: