Em vez de livros e cadernos simulados… Na reta final é assim que um colégio prepara os alunos pro Enem. Em casa cada um tem uma estratégia diferente, como estudar em grupo.
Estudar com amigos é melhor porque você pode trocar umas informações que você não saiba, ressalta o aluno Manoel Martinez.
Ou exercitar a rapidez. Eu tô separando questões fácies e médias, que é o foco do Enem e cronometrando o tempo e fazendo elas em casa para me adaptar neste tempo, que eu acho que é um fator importante também, comenta o estudante Marcus Zimmermann.
A dica é saber dosar o tempo mais ou menos 3 minutos por questão e muito cuidado na interpretação textual, orienta o professor Rodrigo Piraciaba.
Comece a prova fazendo aquela questão mais fácil e seguindo sempre essa ordem questão fácil da matéria mais fácil, diz Rui de Sá, professor.
O exame deveria ter sido em outubro, mas foi adiado porque as provas vazaram. Para Jéssica não foi vantagem nenhuma. A ansiedade aumenta pra mim pelo pra mim, disse a aluna.
Com o adiamento do Enem muitos alunos aproveitaram para se preparar melhor como o Ministério da Educação divulgou o conteúdo das provas pela internet as questões seriam de modelo, uma ajuda valiosa pra professores e candidatos
Manuela usou a prova anulada para simular o exame em casa e seguiu todas regras. Resolvi a prova como se fosse no momento que eu estivesse no Enem, quatro hora e meia num dia e cinco horas e meia no outro?, comenta a estudante Manuela Fernandes.
O professor recomenda é o momento de se concentrar só nas dúvidas. Agora é hora da revisão, ou seja, fazer muitos exercícios, e a partir daí fez determinado exercício de um assunto que você lembra, estuda aquele tópico e volta para os exercícios. Devem ser sempre dúvidas pontuais, alerta.
E na hora ´´H´´, basta seguir um antigo conselho… Que não está em nenhuma apostila. Na hora da prova é manter a calma e relaxar, completa o professor.

COMPATILHAR: