A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Escola Municipal de Música Eunézimo Lima (Emmel) prepara a programação da Semana do Músico, que este ano será comemorada de 22 a 27 de novembro.
Os eventos terão início no domingo (22), a partir de 14h, no Ginásio Vicentão, com o Encontro de Baterias. De 23 a 27, diversas apresentações serão realizadas no auditório Odette Khouri, a partir de 19h30. Haverá encontro de flautistas, canto coral, apresentações de violinos, teclado, piano, violão e outros instrumentos musicais.
Para o maestro Gibran Zorkot, diretor da Emmel, o início das comemorações será no dia 22, em homenagem à Santa Cecília, padroeira dos músicos. Ele disse ainda que, na programação, haverá espaço para os alunos iniciantes da Emmel. É muito importante eles se apresentarem para começarem a ganhar performance de palco. Por eles estarem entre amigos, familiares e professores, se sentem mais acolhidos, afirma.
Dentre as comemorações, será feita uma homenagem póstuma a Carlos Basílio, com a canção Música é tudo para mim, é minha vocação, e a homenageado do ano será a Antônio Olympio Nogueira
Biografia de Carlos Baísilio
Carlos Basílio pertenceu a uma família de músicos. Aprendeu a tocar saxofone aos 12 anos de idade com seu tio Antenor Basílio e tocou seu primeiro carnaval aos quatorze anos. Devido a problemas de visão, tornou-se autodidata, pois não conseguia enxergar uma partitura musical. Tocou em vários conjuntos como: Centenário, RG7, Boca de Sino etc. Era marceneiro e casado com Maria Imaculada Borges Basílio, com quem teve 11 filhos. Suas músicas prediletas eram Love Theme from Dying young (Keny G.) e Rosa de Pixinguinha.
Era apaixonado por sax soprano e, certa vez, uma de suas filhas que mora nos EUA lhe presenteou com um sax. Ao chegar na alfândega ,ficou surpreso, pois tinha que pagar uma tarifa extra sobre o saxofone. Após usar uma justificativa emocionante, com a frase: Música é tudo para mim, é minha vocação, ele foi liberado para levar o instrumento.
Homenageado do ano
O músico Antonio Olympio Nogueira é natural de Formiga, onde iniciou seus estudos de música com o professor Antônio José da Silva (Toninho), nas classes do professor Marconi Montoli. Com este, seguiu pelo violão, passando depois para os instrumentos de teclado e integrou, com seus irmãos e primos, o conjunto musical denominado Os Turbulentos.
Já em Belo Horizonte, estudou canto, sob a orientação do professor Walter R. Cardoso.
Participou de vários conjuntos musicais. Convidado, executou teclados na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob a regência de Sérgio Magnani e Roberto Duarte. Apresentou-se em palcos e salas de concertos em todo o Estado de Minas Gerais e do Brasil, inclusive no Teatro Nacional, em Brasília, e no Teatro Guaíra, de Curitiba.
Foi organista na Basílica de N. Senhora de Lourdes, em Belo Horizonte/MG. Atualmente, trabalha sob a orientação da organista Josinéia Godinho. Apresenta-se regularmente tocando o órgão da Matriz de São Vicente Férrer de Formiga. A convite do Coral Ars Nova, da UFMG, viajou para apresentações nos Estados Unidos.
Participou de gravações em vinil e CD de peças do período colonial mineiro, música sacra etc. É advogado pela UFMG, procurador do Estado de Minas Gerais e especialista em direito autoral, sendo solicitado constantemente por intérpretes e criadores intelectuais nas mais diversas áreas da criação-música, artes plásticas, literatura, cinema, vídeo, fotografia, arquitetura, ciências etc.

COMPATILHAR: