A Fundação Educacional de Formiga (Fuom), mantenedora do Unifor-MG e do Colégio de Aplicação, recebeu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) 2017. As palestras foram realizadas na semana passada no Salão Nobre “Eunézimo Lima”.

A presidente da Cipa, professora Daniela Rodrigues de Faria Barbosa, destacou que o intuito foi oferecer palestras variadas sobre segurança e saúde. Ela ressaltou os temas importantes abordados nas atividades e a Campanha de Vacinação, que teve um bom retorno.

No primeiro dia da programação, a assessora educacional do Unifor-MG, professora Roberta Avelar Araújo Garcia, que coordena a Comissão Própria de Avaliação (Cipa), falou sobre a importância da avaliação institucional, mostrou como a Cipa trabalha e seus integrantes, além de esclarecer dúvidas.

Foi realizada a Campanha de Vacinação no Ambulatório Maria de Lourdes Silva Pimenta. Na quinta-feira, José de Oliveira Alves, Engenheiro de Segurança do Trabalho da Conin – Engenharia de Segurança, Ergonomia e Higiene do Trabalho, abordou o tema “CAT e seus benefícios / A importância da Cipa’’.

O palestrante afirmou que o foco principal da Cipa é a prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais. Ele avaliou o trabalho realizado nos últimos anos pelas comissões. “Sempre tivemos o máximo de apoio para desenvolver o trabalho. Aqui dentro, a Cipa é muito funcional, muito importante, muito interessante. Se houver alguma uma falha em termo prevenção aqui, ela parte mais do trabalhador do que propriamente do apoio com referência à empresa”, contou.

Na sexta-feira, foi servido um café e os funcionários assistiram à palestra “Como Administrar as Contas da Casa’’, ministrada pelo professor Ruy Martins Ferreira Júnior. Ele falou sobre a importância de se manter as contas sob controle e explicou que a vida presente e futura podem ficar comprometidas sem uma vida financeira equilibrada.

O professor ressaltou que as pessoas precisam fazer um esforço para manter as economias e as finanças bem controladas. Disse que para isso é necessário obedecer algumas regras básicas, ter disciplina, planejamento e controle. Completou que faz parte de uma qualidade de vida saudável ter as finanças sempre organizadas.

O presidente da Fuom, Marco Antonio de Sousa Leão, destacou que a Cipa é importante porque exige a participação de muitos trabalhadores e há sempre um rodízio dos funcionários. “É bom que exista a Cipa, que ela seja autêntica, seja participativa, para nos ajudar a fazer com que o funcionário tenha consciência de cuidar bem da saúde”, ponderou.

Marco Leão comentou ainda que a Cipa da Fuom teve, nos últimos anos, integrantes bastante responsáveis, preocupados com essa face da empresa, que é a vida saudável.

A Sipat 2017 foi o último trabalho da atual Comissão. Os seis representantes dos colaboradores para a Cipa 2017/2018 já foram eleitos e o presidente da Fuom indicará seis outros funcionários.

(Foto: divulgação Unifor-MG)

 

Fonte: Unifor-MG ||

COMPATILHAR: