Nesta semana é celebrada a Semana Mundial de Aleitamento Materno e o tema deste ano é “Trabalhar juntos para o bem comum”. Para comemorar, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu nessa quarta-feira (9), a palestra “Amamentação: contínuo aprendizado”, voltada para mães que estão amamentando e gestantes formiguenses. O evento foi realizado na sede da secretaria, no Edifício Antônio Vieira.

A palestra foi ministrada pela consultora em amamentação, Carmelita Viana. Foram abordados temas como cuidados ao amamentar e dicas para o público-alvo. O evento foi gratuito e reuniu cerca de 50 mães e gestantes.

O objetivo da Semana Mundial de Aleitamento Materno é retomar a importância do trabalho em conjunto e mostrar a relevância da sustentabilidade para o desenvolvimento da sociedade. O tema neste ano tem o intuito de mostrar para toda a sociedade que a responsabilidade da amamentação é de toda a família.

 A amamentação

O leite materno é a alimentação ideal para as crianças e é considerado, devido sua composição de nutrientes, um alimento completo e suficiente para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê durante os dois primeiros anos de vida ou mais. No entanto, é comum que algumas mulheres encontrem dificuldades durante o processo de amamentação, como o excesso de leite nas mamas, machucados nos mamilos e má descida do leite.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não fazer uso de medicamentos que possam interferir na amamentação e doação. Para doar, é necessário que a mulher procure um dos bancos ou postos de coleta de leite humano do estado. Em Minas Gerais, o Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares é a referência e faz parte da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG). O telefone de contato é o (31) 3298-6008.

COMPATILHAR: