De 8 a 14 de agosto, a igreja católica comemora a Semana Nacional da Família. A igreja quer, durante estes dias, refletir e insistir sobre este tema de importância capital. Neste ano a refexão tem como tema central: ?Família, Formadora de valores humanos e Cristãos?, que está em sintonia com o Encontro Mundial das Famílias realizado no México em 2009.
Com a Semana Nacional, a igreja quer, uma vez mais, salientar a importância da família, pois sabe que é fundamental um olhar atento dirigido à família, patrimônio da humanidade, que deve ser considerada ?um dos eixos transversais de toda a ação evangelizadora? (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, 2008-2010, n. 128). Na verdade, tudo passa pela família e para o ser humano tudo começa na família.
Mesmo no ambiente hostil em que hoje vive a família, e num clima de mudanças rápidas e constantes, os pais não podem abrir mão de uma boa educação para seus filhos, com confiança e com coragem, na perspectiva dos valores fundamentais da vida humana. É no seio da família que a criança de hoje e a pessoa responsável pela sociedade amanhã vai acolhendo as orientações fundamentais da vida. Muitas vezes os governos quiseram, e muitos ainda querem, substituir a missão dos pais nessa missão educativa fundamental com interesses de dominação das consciências com sérias implicações para o futuro da humanidade. Hoje, as propagandas, a mídia e as redes sociais também exercem uma poderosa influência na mente e comportamento das crianças e adolescentes, muitas vezes substituindo a família que deveria ser a grande formadora dos valores humanos e cristãos junto aos seus filhos.
Reflita sobre essas e outras questões e também participe das atividades de sua paróquia!

COMPATILHAR: