Nesse final de semana foi realizado o primeiro jogo da semifinal do Campeonato Mineiro.  Atlético e Boa Esporte; Cruzeiro e América entraram em campo.

No sábado (30) contra o Boa Esporte, o Atlético provou de forma inédita na história o poder do VAR. O árbitro de vídeo, que estreou pelo Estadual foi peça-chave dentro de mais uma atuação abaixo do Galo, passando sufoco nos momentos finais. Empate em 0 a 0 no Melão.

Um dos lances assinalados pela tecnologia do apito ficou inconclusivo. Fato é que o time de Levir Culpi não conseguiu transformar a posse de bola em eficiência nas finalizações. Luan bem que tentou, Bolt também.

O árbitro de vídeo entrou em campo para anular um gol de Maicon Bolt e outro de Luan ainda no primeiro tempo. No lance inicial, Ricardo Oliveira recebe em posição duvidosa, e toca para Bolt, na mesma linha da marcação, com o gol aberto.

O VAR anulou o gol, que foi legitimado pela arbitragem. Pelas imagens da TV, ficou impossível ter certeza da posição irregular do pastor. Depois, foi a vez de Bolt ser o garçom, cruzar para Luan ajeitar e girar para o gol. Desta vez, a arbitragem anulou, marcando impedimento realmente existente no camisa 11. Entretanto, Traci acionou o VAR para ter certeza. Por um momento, chegou a dar o gol, mas voltou atrás e a partida permaneceu zerada.

Por fim, no segundo tempo, Zé Welison tinha a bola dominada quando cochilou e a adiantou demais. Para tentar consertar o erro, acabou cometendo uma lambança.

Os dois jogadores do Atlético envolvidos em lances do VAR no primeiro tempo foram os melhores da equipe visitante. Maicon Bolt quase conseguiu marcar um gol de meio-voleio no segundo tempo. Luan, por sua vez, era quem mais tentava arriscar. No segundo tempo, chutou com perigo acertando a trave. Ainda pegou o rebote e chutou para o goleiro Renan espalmar.

Agora, o Atlético esquece o Campeonato Mineiro para focar em um jogo de vida ou morte na Copa Libertadores. Encara o Zamora na quarta-feira (3), no Mineirão, pela terceira rodada da fase de grupos da competição. É vencer ou vencer, após duas derrotas seguidas diante de Cerro Porteño e Nacional-URU.

O Boa Esporte, por sua vez, descansará na semana para viajar até Belo Horizonte. Jogará contra o Galo, em princípio no Mineirão, no próximo domingo (7). Qualquer empate dará a classificação ao Atlético, que foi líder da primeira fase.

Cruzeiro e América

Ao anotar hat-trick contra o América, Fred chegou ao gol de número 70 em 97 partidas pelo Cruzeiro. Ele é o 28º maior artilheiro da história do clube (Foto: Juarez Rodrigues/EM D.A Press)

O Cruzeiro ampliou a vantagem sobre o América ao vencer o clássico desse domingo (31) por 3 a 2, no Independência, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro. O grande destaque da partida foi o atacante Fred, que marcou os três gols celestes e assumiu a artilharia do Estadual, com 10 tentos. Descontaram para o Coelho o zagueiro Diego Jussani e o atacante Jonatas Belusso, ambos em finalização de cabeça.

No próximo sábado (6), às 19h, Cruzeiro e América voltam a se enfrentar, desta vez no Mineirão. Como terminou a primeira fase com campanha superior à do Coelho, o time comandado pelo técnico Mano Menezes avançará à decisão mesmo se perder por um gol de diferença.

Antes de pensar no segundo duelo do regional, a Raposa terá compromisso contra o Emelec, pela terceira rodada do Grupo B da Copa Libertadores. A delegação embarca em voo fretado para Guayaquil, no Equador, na tarde desta segunda-feira (1°). O jogo acontecerá na quarta, às 21h30, no Estádio George Capwell.

Artilharia do campeonato e hat-trick’

O atacante Fred anotou o sexto ‘hat-trick’ com a camisa do Cruzeiro ao marcar os gols da vitória sobre o América. Com os números, ele assumiu a artilharia isolada, superando Alerrandro, do Atlético, que fez oito.

Em entrevista ao canal Premiere FC, o camisa 9 celeste celebrou a tarde inspirada diante do clube que o revelou para o futebol. “Partida especial para mim, um clássico, fazendo esses três gols. Feliz também pela vitória que foi importante, aumentamos nossa vantagem. Já tínhamos a vantagem antes, agora é levar para a nossa casa no sábado. Noite especial, gosto de jogar aqui no Independência desde o início aqui no América. Estou muito feliz pela vitória”.

Os cinco ‘hat-tricks’ anteriores de Fred pelo Cruzeiro foram alcançados em sua primeira passagem pela Toca da Raposa 2, de 2004 a 2005. Ele também marcou três ou mais gols em dois jogos por América, dois pelo Atlético, seis pelo Fluminense e um pelo Lyon-FRA.

No Cruzeiro, Fred poderá alcançar a décima artilharia da carreira. As duas primeiras foram pelo próprio time celeste, em 2005: Mineiro (13 gols) e Copa do Brasil (14 gols). No Fluminense, o centroavante ampliou o currículo: Carioca 2011 (10 gols), Brasileiro 2012 (20 gols), Brasileiro 2014 (18 gols) e Carioca 2015 (11 gols). No Atlético, ficou no topo do ranking do Brasileiro de 2016 (14 gols – dois no Flu e 12 pelo time alvinegro) e do Estadual de 2017 (9 gols). Já na Seleção Brasileira, foi o goleador máximo da Copa das Confederações de 2013 (5 gols).

Apenas no América e no Lyon-FRA o atacante não conseguiu terminar uma competição como melhor marcador. Pelo Coelho, ficou na segunda posição nas edições de 2003 e 2004 do Estadual, com 10 e 12 gols, respectivamente.

Em entrevista coletiva, o técnico Mano Menezes exaltou as qualidades do experiente centroavante. “Gosto muito de Fred, defendi ele em momentos que a gente precisava e fui buscar alternativas para que a equipe pudesse tirar proveitos de um centroavante como Fred. Quando você tem um jogador com essa características, o time tem que jogar para ele. Às vezes fazendo um pivô, como foi na quarta-feira na Libertadores (vitória por 2 a 0 sobre o Deportivo Lara, no Mineirão). Poucos jogadores escoram a bola daquela maneira como foi no gol de Jadson, com um toque só dentro da área, com dois zagueiros na cola que não são muito amigos”.

Hat-tricks de Fred pelo Cruzeiro

31/03/2019 – América 2×3 Cruzeiro – Campeonato Mineiro

18/05/2005 – Cruzeiro 5×0 Baraúnas – Copa do Brasil

12/03/2005 – Valeriodoce 1×5 Cruzeiro – Campeonato Mineiro

27/02/2005 – América 0x4 Cruzeiro – Campeonato Mineiro

16/02/2005 – Cruzeiro 7×0 Sergipe – Copa do Brasil (4 gols)

02/10/2004 – Cruzeiro 5×0 Ponte Preta – Campeonato Brasileiro

Outros hat-tricks

Fluminense

11/02/2016 – Fluminense 3×3 Madureira – Campeonato Carioca

20/11/2011 – Figueirense 0x4 Fluminense – Campeonato Brasileiro

16/11/2011 – Fluminense 5×4 Grêmio – Campeonato Brasileiro (4 gols)

13/10/2011 – Fluminense 3×1 Coritiba – Campeonato Brasileiro

03/02/2011 – Fluminense 3×1 Duque de Caxias – Campeonato Carioca

22/04/2010 – Fluminense 3×2 Portuguesa – Copa do Brasil

 

Atlético

13/04/2017 – Atlético 5×2 Sport Boys-BOL – Libertadores (4 gols)

19/02/2017 – Atlético 4×1 América – Campeonato Mineiro

 

América

21/06/2003 – América 4×1 CRB – Série B do Brasileiro

23/02/2003 – América 6×1 URT – Campeonato Mineiro

 

Lyon

13/05/2006 – Lyon 8×1 Le Mans – Campeonato Francês

 

 

Fonte: Estado de Minas e O Tempo ||

COMPATILHAR: