Na terça e quarta-feira (10 e 11), a Secretaria Municipal de Educação de Córrego Fundo realizou o Seminário de encerramento do ciclo 2013 do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no município. Durante todo o ano, os professores participaram de uma capacitação para aperfeiçoar as atividades de alfabetização dos alunos no primeiro ciclo do ensino fundamental.
Fizeram o curso do PNAIC os professores dos três primeiros anos do ensino fundamental, período conhecido como o primeiro ciclo, nos quais estão estudantes com idades entre 6 e 8 anos. De acordo com a coordenadora do Pacto no município, Andréia Cristina Leal de Faria, o curso em 2013 foi direcionado ao ensino da língua portuguesa.
Andréia explicou que a proposta do curso é complementar o conhecimento dos professores que atuam nestas séries, com novas técnicas para aulas mais dinâmicas, atrativas e com novos recursos pedagógicos para conseguir melhor resultado dos alunos nesta etapa de alfabetização. Todo o aprendizado é aplicado em sala de aula, durante o período letivo, e no Seminário, participaram, além dos profissionais, pais e alunos, que apresentaram as atividades pedagógicas promovidas pelos professores em classe.
A coordenadora do Pacto explicou que o seminário é a finalização deste ciclo de estudos dos professores. No dia 10 de dezembro, foi realizado com os profissionais da Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz e, no dia 11, ocorreu na Escola Municipal Rafael José Alves.
Em Córrego Fundo, a orientadora do PNAIC é a professora e diretora da Escola Municipal Rafael José Alves, Sandra Lúcia Leal, responsável por ministrar as atividades junto aos profissionais de educação que atuam na cidade. Para o ano de 2014, as aulas do pacto serão direcionadas ao ensino de matemática.

COMPATILHAR: