Os produtores e trabalhadores rurais aprendem a tratar o eucalipto ? muito usado na região para produção de cercas destinadas para a delimitação da propriedade, contenção de animais ou divisão de pastagens. O curso dura três dias e termina nesta quarta-feira (12).
A parceria é do Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga. Participam do treinamento 10 produtores e trabalhadores de fazendas cafeeiras do município. Conforme o instrutor do curso, Eliésio de Oliveira Melo, muitos fazendeiros já plantam eucalipto em suas propriedades.
?É uma tendência das grandes e pequenas propriedades de plantar o eucalipto e utilizá-lo para consumo próprio. Com o curso do Senar, eles mesmos vão conseguir fazer o tratamento da madeira, barateando os custos. O próprio produtor planta e trata o eucalipto, o que garante considerável redução dos gastos?, explicou o instrutor, que é engenheiro agrícola.
Eliésio Melo informou que uma madeira tratada dura de três a quatro vezes mais que uma não-tratada, variando de acordo com o tipo de solo. O treinamento tem aulas teóricas e práticas e aborda temas como segurança no uso de produtos, forma correta de se tratar a madeira, produtos químicos e preservativos adequados, técnicas de aplicação, secagem do eucalipto após o tratamento, além do uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
?O Senar oferece um aprendizado rápido, fácil e prático para os produtores e trabalhadores rurais, usando madeiras da própria fazenda? , finaliza o instrutor.

COMPATILHAR: