Os produtores de leite de Formiga finalizam nesta sexta-feira (17), mais uma Gestão com Qualidade em Campo (GQC), programa gratuito do Senar Minas que difunde conhecimento de gestão e qualidade para que o produtor atenda às exigências do mercado. O encerramento do curso será no Pesque-Pague Silveira, às 18h.
O GQC foi iniciado em maio e termina neste mês, com participação de 20 produtores de 10 propriedades rurais do município. Durante o programa, eles participaram de aulas teóricas e práticas ministradas pelo instrutor Jair Monte, que ainda realizou consultorias nas fazendas para apontar erros de administração rural, assim como difundir técnicas de qualidade para solucionar problemas e promover melhorias contínuas.
O programa do Senar é realizado em blocos, alternando aulas expositivas e consultorias, pelo período de três meses. Uma das principais metas do GQC é estimular mudança cultural de pequeno produtor para empresário rural.
?Esse GQC tem importância muito grande no nosso município, pois incentiva o produtor de leite a procurar melhorias da sua produção. É um conhecimento de muito valor, pois eles ficaram entusiasmados. Estamos satisfeitos com o trabalho do Senar?, disse o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga, Ivanir Júlio da Silveira.
A mobilizadora do sindicato, Rosa Gontijo de Faria, responsável por montar a turma do GQC, informou que já tem um retorno positivo dos produtores, pois muitos já colocaram em prática as ferramentas e conhecimentos adquiridos ao longo do programa.
?O curso é excelente e já temos relatos de produtores que conseguiram melhorias na gestão de suas fazendas. Esta é mais uma iniciativa do sindicato que vê a necessidade de formar pecuaristas com uma nova visão de administração rural. Com o GQC, o produtor percebeu que a propriedade é rentável ao investir em novas tecnologias?, explicou a mobilizadora.
De acordo com Rosa Gontijo, existe interesse do sindicato em promover mais GQCs para outros segmentos rurais que vem crescendo no município e necessitam de maior orientação, como é o caso de pecuária de corte, olericultura e produtores de cachaça.
O GQC do Senar é direcionado especialmente para produtores rurais que exerçam a mesma atividade. O programa respeita a cultura, linguagem e características do meio rural, com o objetivo de aperfeiçoar a gestão e a qualidade dos processos nas propriedades para atender às exigências do mercado.
Dentre os ganhos para o produtor, destacam-se: promover mudanças ?dentro da porteira?, eliminar desperdícios, agregar valor às atividades da fazenda, melhorar a qualidade dos processos e do produto, obter vantagem competitiva, adequar-se às exigências do mercado e utilizar indicadores que auxiliem na tomada de decisão.

COMPATILHAR: