A sensação térmica na cidade de Antonina, no litoral paranaense, surpreendeu os moradores e visitantes ao chegar a 81°C na tarde dessa terça-feira (18) segundo informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

No horário em que foi registrado o calor extremo, às 16h, a temperatura média era de 40,2°C, mas segundo o Simepar, o pico da marcação ocorreu cerca de uma hora antes, quando os termômetros marcavam 41,8°C.

O cálculo da sensação térmica, conforme os meteorologistas, é medido através da velocidade do vento e umidade relativa do ar. Quanto maior a umidade e a temperatura, maior a sensação de calor.

Considerando o período da tarde, entre 12h e 17h, a sensação térmica média em Antonina foi de 60ºC, ainda de acordo com o Simepar.

Dias quentes

Os moradores de Antonina têm enfrentado temperaturas e sensações térmicas altas nos últimos dias. Na sexta-feira passada (14), a sensação térmica foi de 64ºC – registrada no mesmo horário, às 16h. Nos termômetros, a temperatura foi de 43ºC.

O Simepar indica que as temperaturas altas devem continuar no município, ao menos, até o fim de semana.

Em dias de muito calor, médicos recomendam o uso de roupas mais leves e de filtro solar, além de cuidados com a hidratação e a dieta.

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: