Uma grande e forte massa de ar frio de origem polar influencia o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil nesta quarta-feira (5) e causa acentuado resfriamento à noite.

De acordo com o Instituto Climatempo, a pouca nebulosidade sobre a maioria das áreas destas regiões na madrugada desta quarta-feira facilitou ainda mais o esfriamento do ar.

As capitais Florianópolis, São Paulo e Belo Horizonte bateram recorde de frio. Na capital mineira, a estação meteorológica instalada em Cercadinho, nas proximidades da bairro Belvedere, registrou 9,1°C, temperatura mais baixa em 2019, até o momento. Segundo o jornal O Tempo, na região a Pampulha, os termômetros registraram 12°C.

Em Formiga o amanhecer também foi gelado. Segundo o Climatempo, a temperatura chegou a 8°C no início da manhã.  A máxima esperada para hoje é de 23°C.

Para que não é fã do frio a notícia é boa: frio intenso foi só nesta quarta. A massa de ar seco já começou a enfraquecer, e nos próximos dias, os termômetros devem registrar entre 10°C e 12°C nas manhãs.

Não há previsão de chuva para os próximos dias. As principais características da massa que atravessa Minas é ser fria e seca. Assim as noites devem ser frias e os dias muito quentes.  A máxima esperada para Formiga neste semana é de 27ºC.

A umidade relativa do ar também deve permanecer baixa ao longo do dia e chegar a menos de 50%. Uma das recomendações para se evitar as consequências deste fenômeno é manter uma boa hidratação.

 

Fonte: Climatempo/O Tempo ||

COMPATILHAR: