Atualmente, a Apae Formiga atende 165 alunos e usuários com deficiências intelectuais e múltiplas, cada um tendo idades e necessidades diferentes.

Destes, 14 são crianças que recebem atendimento especializado do Serviço de Estimulação Precoce que envolve o atendimento terapêutico de fisioterapia, terapia ocupacional e hidroterapia de acordo com cada criança e suas prioridades avaliadas pelos especialistas em cada área. O serviço atende individualmente, uma vez por semana, crianças de Formiga e Córrego Fundo.

“A estimulação precoce abrange uma variedade de estímulos para auxiliar o desenvolvimento sensório motor e cognitivo e é um programa de acompanhamento e tratamento multiprofissional para recém-nascidos de risco ou com alguma deficiência, objetivando o atendimento de crianças de zero a cinco anos de idade, envolvendo terapias como a fisioterapia, hidroterapia e terapia ocupacional para trabalhar o atraso em seu desenvolvimento”, explicou a especialista em fisioterapia da Apae há mais de 28 anos, Mônica Pedrosa.

De acordo com Liliane Almeida Moraes, mãe de Augusto Moraes, um dos assistidos da associação: “ele é um prematuro-extremo, hoje ele tem 1 ano e 9 meses. Quando chegou ao serviço de fisioterapia especializado da Apae Formiga, nem sentar ele conseguia. Com uma semana de tratamento, já notei resultados, ele já conseguiu se assentar sem nenhum tipo de apoio, e desse tempo pra cá ele só vem progredindo preparando para dar os primeiros passinhos sem se apoiar”.

A Apae Formiga está localizada à rua Jose Cecílio, 410, no bairro São Luiz. O telefone para maiores informações é 3321 3456.

 

Fotos: divulgação Apae

 

Fonte: Apae Formiga ||

COMPATILHAR: