O curso de serviço social do Unifor alcançou nota 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudante, em uma escala de 1 a 5. O exame é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A nota é referente ao exercício de 2010 e vale por 3 anos. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União no dia 17 de novembro.
Este resultado comprova a qualidade do curso de serviço social e, consequentemente, dos profissionais nele graduados. De acordo com a coordenadora do curso de serviço social, professora-mestra Flávia Canesqui, ?2011 foi um ano de vitórias. O curso de Serviço Social foi reconhecido pelo MEC, em uma escala de 1 a 5, com nota 4 e, agora, somos também nota 4 no Enade. As notas atestam a qualidade do curso e a excelente formação acadêmica recebida pelos nossos alunos. Com certeza, farão, como já fazem, a diferença no mercado de trabalho.?
O Enade
O Enade, como parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), objetiva avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades específicas da profissão e às suas competências para compreender temas ligados às realidades brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
O resultado da prova é uma importante referência para aferir a realidade institucional em que o curso está inserido e a indicação da qualidade da graduação.
A nota 4 revela que as disciplinas e os componentes curriculares (estágio obrigatório, trabalho de conclusão de curso, atividades complementares) do curso de serviço social do Unifor estão atualizados e sintonizados com a dinâmica social, econômica e política da sociedade brasileira e acompanham as mudanças históricas significativas operadas pelo Serviço Social que, atualmente, constitui-se uma profissão legitimada no mercado de trabalho, demandada pelos mais diversos setores e reconhecida por defender e garantir direitos sociais.
Curso de serviço social
Criado em outubro de 2006, contando, portanto, com cinco anos de existência e uma turma graduada, o curso de serviço social do Unifor já apresenta muitas conquistas e uma respeitável qualidade do ensino, tanto pela formação profissional quanto pela extensão, e, atualmente, também pela pesquisa.
Anualmente, são oferecidas 45 vagas aos candidatos ao curso, através de processo seletivo. O Vestibular 2012 Unifor será realizado no dia 20 de novembro.
Em estágios supervisionados, os acadêmicos colocam em prática as teorias vistas em sala de aula que garantem aos futuros profissionais uma formação diferenciada, realmente de preparação para o mercado de trabalho. As parcerias com instituições sociais para realização do estágio obrigatório em serviço social já chegam a dez. Os alunos desenvolvem, ainda, trabalhos práticos no Núcleo de Práticas Jurídicas do Unifor (NPJ) e na Clínica Escola de Saúde do Unifor (Clifor), realizando atendimentos e orientações gratuitas a pessoas carentes de Formiga e região.
Tanto esforço e dedicação resultam em destaques profissionais operados por nossos egressos, que foram aprovados em mestrados e concursos públicos e selecionados para atuar em diversas frentes do mercado, como hospitais e Conselho Tutelar.

COMPATILHAR: