Na segunda e terça-feira (22 e 23), as servidoras da Secretaria Municipal de Educação participaram de uma capacitação do programa ProInfância. Compareceram no curso Fátima Aparecida Rodrigues Belo, Elizane Ana Cunha, Sherlaine Almeida Fernandes e Dagmar Fátima Lima Damasceno.
O evento foi realizado no Othon Palace Hotel, na cidade de Belo Horizonte, e reuniu representantes de 140 municípios mineiros. A capacitação foi coordenada pelas consultoras do Ministério da Educação (MEC) na educação infantil, Fátima Regina Teixeira de Salles Dias e Vitória Líbia Barreto de Faria.
Também estiveram presentes no evento a secretária de educação básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda; a coordenadora geral de educação infantil do MEC, Rita de Cássia Coelho; a presidente estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/MG), Edna Gonçalves Amorim, e as professoras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mônica Corrêa Baptista e Iza Rodrigues da Luz.
Durante a capacitação, foram discutidos vários temas como o trabalho com bebês; organização do trabalho pedagógico para crianças de 2 e 3 anos; práticas escolarizastes x práticas significativas; articulação da educação infantil e ensino fundamental; organização dos espaços, materiais, mobiliários e equipamentos na educação infantil; projetos de trabalho e outras metodologias na educação infantil; formação continuada dos profissionais da educação infantil; currículo da educação infantil; proposta pedagógica: processos e produtos; relações entre crianças e adultos na educação infantil; a linguagem escrita e o direito à educação na primeira infância.
A coordenadora do Centro de Estudos e Formação Continuada (CEFOC), Dagmar Damasceno conta que ?o curso foi excelente e faz nascer uma educação infantil de mais qualidade para a comunidade formiguense. A cidade de Formiga ser premiada com um ProInfância, articulado com a capacitação dos profissionais que lá irão trabalhar, é a garantia de mais qualidade para a educação infantil?.

COMPATILHAR: