Desde esta quarta-feira (23), parte dos servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) estão em greve geral por tempo indeterminado. De acordo com o Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (Sinjus-MG), a categoria pede o cumprimento dos direitos previstos em lei.

Entre as principais reivindicações da categoria estão:
– Aprovação imediata do Projeto de Lei nº 2125/2011, que prevê data-base para reajuste salarial, previsão para a data-base do ano que vem e equiparação de salários;
– Recuperação dos vencimentos dos servidores, com salário básico inicial, no mínimo, nos moldes do novo projeto do Tribunal de Contas do Estado (PL 2601/2011)
– Pagamento imediato dos adicionais de periculosidade e de insalubridade e garantia de aparelhos de raio-x para atendimento dos servidores em todos os setores odontológicos do Judiciário;
A decisão de entrar em greve foi tomada durante uma assembleia geral extraordinária e conta com a adesão de metade dos servidores, segundo o Sinjus. O expediente corre em escala mínima, para garantir atendimento à população. Além disso, os servidores ainda aprovaram o protesto de quatro voluntários, que a partir desta quarta-feira (23) estão em greve de fome.
Em nota, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais afirma que, para atender a maioria das reinvidicações dos servidores, é necessária a publicação de um decreto. O TJ afirmou ainda que questões técnicas estão sendo resolvidas com o Executivo para que o decreto seja publicado o mais rápido possível.

COMPATILHAR: