Durante a reunião da Câmara Municipal realizada nesta segunda-feira (7), alguns servidores municipais fizeram reivindicações, por meio de faixas, para que os vereadores aprovem o plano de carreira tão logo ele dê entrada no Legislativo. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga (Sintramfor), Ana Paula Melo, fez uso da Tribuna e falou sobre o projeto de lei complementar 011/2009, que dispõe sobre a Estrutura Organizacional e Administrativa da Administração Direta do Município de Formiga.
A presidente explicou que a finalidade do sindicato é lutar pelo direito dos servidores. ?Atualmente, há 784 filiados, porém, o Sintramfor valoriza primeiramente os servidores efetivos, que são concursados e que vivem com salários defasados e que, muitas das vezes ,trabalham desmotivados. Esses trabalhadores lutam há muito tempo pelo plano de carreira, que está prestes a se tornar realidade. Com ele, esperamos que muitas injustiças e ilegalidades possam ser corrigidas?, explicou.
Ana Paula disse ainda que este ano os servidores não tiveram reajuste salarial, somente no vale alimentação. Isso ocorreu porque, segundo o prefeito Aluísio Veloso/PT, a folha de pagamento não suportaria um reajuste salarial para todos, devido à crise econômica e ao abono que precisava ser dado aos servidores do magistério, porque o salário desses profissionais de Formiga é o mais baixo da região? , ressaltou a representante dos servidores.
A responsável pelo Sintramfor fez uma série de indagações. ?Não são só esses profissionais que estão com salários defasados e sim toda a categoria dos servidores municipais de carreira. Por que fazer uma reforma administrativa neste exato momento? Será uma forma de dar um aumento camuflado aos agentes políticos? Onde está a igualdade de direitos? Por que a maioria não teve aumento de salário e agora esse grupo de confiança do prefeito terá? Se a estrutura administrativa for aprovada agora, o plano de carreiras dos servidores corre um sério risco de ser engavetado, ou então terão um plano de carreira sem qualquer valorização salarial. A estrutura administrativa neste momento compromete o plano de carreira, pois se a folha de pagamento já se encontra no limite máximo, como o Executivo conciliará os dois projetos ao mesmo tempo??, questionou.
Quanto à estrutura administrativa, Ana Paula enfatizou que o sindicato é contra, devido ao excesso de cargos de confiança. ?Muitos cargos são, na verdade, de execução de tarefas e não de chefias. Nessa estrutura, constam 259 cargos de confiança, destes, apenas 70 são concursados, os outros 189 não concursados. Apenas 27% dos cargos de confiança são reservados aos servidores de carreira, será que estes números não poderiam ser invertidos como a Constituição prevê? Por que o prefeito precisa de tantos cargos de confiança se existem muitas concursados competentes para ocupá-los??.
Ana Paula explicou ainda que ?a Prefeitura tem ao todo 1.947 servidores, se dividirmos estes trabalhadores pelos 259 chefes, dará um chefe para cada sete servidores, isso é um verdadeiro absurdo. Por que em escolas uma diretora consegue administrar mais de 30 funcionários e mais de 150 alunos e em outras repartições precisa-se de tantos chefes? Por que na Secretaria de Cultura, Desenvolvimento Humano e outras têm mais cargos de confiança do que servidores de carreira, isso está certo? O Sintramfor não concorda. Os cargos de confiança continuam com uma verdadeira farra dentro dessa estrutura administrativa, que aumentará a folha de pagamento em R$ 47 mil mensais, correspondendo a cem salários mínimos, o que poderia ser gasto nas equiparações que serão necessárias dentro do plano de carreira? , disse.
Todos os vereadores se mostraram a favor dos servidores municipais e ressaltaram a importância da mobilização e da união de todos. O presidente da Câmara, Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo/PCdoB), disse que eles [Executivo] agem maquiavelicamente e ?ainda têm a cara de pau de mandar para a Câmara um projeto que aumenta 50% os salários de certos cargos?.
O vereador Cid Corrêa/PR ressaltou que houve distorções em certas palavras de que ele era contra cargos de confiança. ?Eu sou a favor sim da redução de cargos de confiança. Os que trabalham mais ganham menos, e vice-versa?.
Moacir Ribeiro/PMDB disse que é a favor do plano de carreiras mais do que a estrutura administrativa e sugeriu para que fosse marcada uma reunião entre o prefeito e os representantes do sindicato para debaterem sobre o plano de carreira.
Ana Paula explicou que ?dentro do plano de carreira vão ter reajustes salariais, tudo que está errado, concursos do passado que têm erros vão ser consertados, salários precisam ser reorganizados, está tudo uma bagunça danada. O pessoal do próprio Igetec [Instituto de Gestão Organizacional e Tecnologia Aplicada] está desnorteado de como acertar tanta confusão. Passou da hora de consertar tudo isso e o pessoal está na expectativa?, finalizou a presidente.

COMPATILHAR: