Após vários atrasos no pagamento dos servidores municipais, por parte da Prefeitura,  o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga (Sintramfor) enviou nota à imprensa na tarde desta sexta-feira (24) informando que poderá deflagrar uma greve geral a partir do dia 8 de agosto.

A iniciativa foi tomada após o prefeito Moacir Ribeiro informar ao presidente do sindicato, Natanael Alves Gonzaga, que o pagamento de julho vai atrasar.

A reunião, na qual o prefeito anunciou que o pagamento não será feito dentro do prazo legal que é dia 7 de agosto ( 5° dia útil de agosto), ocorreu na quarta-feira (22). O encontro aconteceu na Prefeitura e contou com a presença do assessor jurídico do Sintramfor, Vicente de Paulo Faria e do secretário municipal de Recursos Humanos, José Terra de Oliveira (Terrinha). 

A assembleia geral, na qual os servidores poderão decidir pela greve ou não, está marcada para o dia 7 de agosto (5° dia útil), às 17h, na Câmara Municipal.   

Mobilização pacífica

Se o pagamento não for efetuado dentro do prazo legal, os servidores farão uma mobilização na manhã do dia 10. A concentração será na Câmara, às 8h, de lá eles os servidores seguirão caminhando até a Prefeitura, onde farão uma manifestação pacífica e os representantes do Sintramfor tentarão negociar com a administração municipal.

Ministério Público

O Sintramfor enviará ao Ministério Público um ofício solicitando que a Promotoria de Patrimônio Público acompanhe a aplicação das verbas vinculadas do município que são repassadas à Prefeitura para fins específicos como, por exemplo, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o Média e Alta Complexidade (MAC) repassado para a aplicação na área da saúde e  verba para pagamento de salários de alguns servidores do Programa Saúde da Família (PSF`s).

Essa medida de acionar o Ministério Público foi tomada devido ao atraso no pagamento de alguns servidores, que só receberam o salário referente a junho na semana passada.

 

Em nota aos servidores, o Sintramfor destaca que “esse é o momento de nos unirmos contra essa insegurança de receber nossos salários em dia, até hoje não concordamos com essa ideia de receber no 5º dia útil do mês seguinte, pois recebíamos no ultimo dia do mês corrente. Mesmo estando amparada pela Lei Federal de ter como prazo  até o 5º dia útil de cada mês, não concordamos. Mudaram a data dos nossos pagamentos sem aviso prévio,  tivemos que engolir essa mudança. Não se importaram com nossos compromissos, com isso, tivemos que mudar as datas das nossas obrigações financeiras”.

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: