Funcionários públicos de Formiga permanecerão sem saber o dia certo em que vão receber os salários, já que a cada mês, os valores são depositados em datas diferentes pela administração. É isso que afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Formiga (Sintramfor), Natanael Alves, após buscar várias vezes, junto à Secretaria de Fazenda informações sobre a quitação da folha salarial do município.
“Eu estive por três vezes na Prefeitura e saí de lá sem informações, na terça-feira (5), a vice presidente do Sindicato, [Evangelina Santos] foi informada que os pagamentos estavam sendo feitos, mas por escalonamento”, informou Natanael.
Sem apresentar ao sindicato um cronograma de pagamentos, se é que um cronograma é feito pela administração, a única informação, que segundo Natanael é recorrente é a de que não há dinheiro e os pagamentos serão realizados de acordo com a chegada de recursos nas contas da Prefeitura.
“Eles pagam dez de um setor e deixam outros dez. Em um mês paga o funcionário no fim do mês e no seguinte, paga antes do quinto dia útil, isso nos atrapalha até mesmo a nos mobilizar, pois quem já recebeu não acata ao chamado de greve, não se manifesta”, finalizou Natanael que afirma que por parte do sindicato, todas as cobranças possíveis já foram feitas, mas que diante a crise, os pagamentos deverão permanecer como estão.

Reajuste
No mês de fevereiro, o sindicato enviou uma pauta de reivindicações com relação ao reajuste de salários para a Prefeitura e até então as partes não se reuniram para tratar do problema. “No dia 29 de março, dia em que o Ministério Público realizou uma grande operação na cidade, estava agendada a nossa reunião com o prefeito, marcada pela própria administração, mas tivemos o azar de ter o encontro desmarcado depois de tanto tempo de espera”, comentou Natanael que lamentou que ainda não haja nada resolvido com relação ao reajuste anual dos salários que, de acordo com a data-base dos servidores, deve estar em vigor já no mês de maio.

COMPATILHAR: