Sobre as medidas de enfrentamento da Influenza A (Gripe Suína), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa:
1. Minas Gerais tem hoje, até o momento, 321 casos suspeitos e 154 casos confirmados de Influenza A. Há 290 descartados.
2. Foram confirmados, por meio de exame laboratorial, 3 casos. Outros 20 casos foram descartados.
3. Minas tem hoje 13 pacientes em isolamento hospitalar, sendo 3 no Hospital das Clínicas (HC) e 10 no Hospital Eduardo de Menezes.
Hospital das Clínicas:
– O homem, de 27 anos, internado desde o dia 29 de junho, com diagnóstico confirmado para a Influenza A (H1N1) apresentou uma pequena melhora,mas ainda respira com a ajuda de aparelhos.
– A mulher grávida de 22 anos, internada desde a última sexta-feira, encontra-se clinicamente estável.
– Um adolescente de 14 anos do sexo feminino, que está clinicamente estável.
Houve o registro de três altas hospitalares: a de uma mulher de 32 anos, a de um bebê de um ano e três meses do sexo masculino, a de um adolescente de 15 anos do sexo feminino. No fim de semana, uma mulher de 30 anos e um homem de 31 anos foram internados, mas ambos tiveram alta nesta segunda (27).
No Hospital Eduardo de Menezes há 9 pacientes na enfermaria e 1 no CTI:
Enfermaria:
– Paciente sexo feminino de 21 anos. Entrada em 24 de julho. Paciente com síndrome gripal aguda complicada com pneumonia bacteriana. Boa resposta ao tratamento, sem febre. Estável.
– Paciente sexo masculino de 22 anos. Entrada em 25 de julho. Paciente com síndrome gripal aguda, complicada com pneumonia bacteriana. Respondendo bem ao tratamento clínico, sem febre. Estável.
– Paciente sexo feminino de 32 anos. Entrada em 23 de julho. Paciente com síndrome gripal aguda e pneumonia bacteriana bilateral. Sem febre, estável, respondendo bem ao tratamento.
– Paciente sexo feminino de 48 anos. Entrada em 15 de julho. Quadro moderado. Paciente estável, pós-alta do CTI. Sem febre, respondendo bem ao tratamento clínico.
– Paciente sexo masculino de 31 anos. Entrada em 23 de julho. Paciente com boa resposta ao tratamento clínico, sem febre, melhora da dor torácica. Estável.
– Paciente sexo feminino de 18 anos. Entrada em 25 de julho. Paciente portadora de cardiopatia prévia, internada devido à descompensação por pneumonia.
– Paciente sexo feminino de 45 anos. Entrada em 25 de julho. Paciente com melhora significativa de quadro respiratório, ainda necessita de oxigênio, mas respira sem ajuda de aparelhos.
– Paciente sexo feminino de 35 anos. Entrada em 22 de julho. Paciente com boa resposta ao tratamento clínico, sem febre. Recebe alta hospitalar nesta segunda-feira (27).
– Paciente sexo masculino de 23 anos. Entrada em 21 de julho. Paciente com boa resposta ao tratamento clínico. Sem febre há aproximadamente 24 horas. Recebe alta hospitalar nesta segunda- feira (27).
CTI:
– Paciente sexo feminino de 41 anos. Entrada em 24 de julho. Paciente com pneumonia comunitária grave. Mantendo estabilidade hemodinâmica.
4. A respeito do óbito ocorrido na manhã desta segunda-feira (27) em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), trata-se de um caso suspeito de Influenza A H1N1, notificado à SES apenas nesta segunda. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Betim, a paciente, de 27 anos, deu entrada na Unidade de saúde UAI Teresópolis na noite de sexta-feira (23), com quadro de vômitos ininterruptos e falta de ar.
Posteriormente, a paciente apresentou pneumonia difusa e agravamento do quadro, com problemas respiratórios agudos. A paciente foi entubada às 18 horas de domingo (26). Às 22 horas, foi feito contato com o Hospital Eduardo de Menezes (HEM) para uma vaga de CTI. Após remanejamento no HEM a vaga foi oferecida na manhã desta segunda. Contudo, por volta das 10h30 a paciente sofreu uma parada respiratória seguida de parada cardíaca, vindo a falecer.
É importante esclarecer que o Protocolo de Enfrentamento da Influenza A não determina que o CTI seja exclusivo para pacientes com suspeita da doença, mas que no mesmo sejam adotadas as medidas de biossegurança. No horário em que a vaga foi solicitada ao HEM, todos os leitos encontravam-se ocupados. Imediatamente após a solicitação, durante a noite, foi providenciado o remanejamento e a vaga foi oferecida no início da manhã desta segunda-feira (27).
Informamos, ainda, que na noite de domingo (26), após o contato com o HEM, uma equipe do hospital foi até Betim para fazer a coleta para exame. O material foi enviado à Fiocruz às 14 horas desta segunda-feira (27), com pedido de prioridade pela SES. O resultado deve sair em dez dias.
5. Nesta segunda-feira (27), o Comitê Estadual de Enfrentamento da Influenza A (H1N1), juntamente com os representantes das secretarias Municipal de Belo Horizonte e Estadual de Educação e do Sindicato da Rede Particular de Ensino de Minas Gerais, decidiu que não haverá adiamento do retorno do período letivo, já que não ocorreram mudanças no quadro epidemiológico que justifique tal alteração. A orientação é de que alunos, professores e funcionários das escolas que apresentarem sintomas de síndrome gripal não retornem às atividades.

COMPATILHAR: