Cuidar da saúde é importante durante todo o ano. Em fevereiro, mês do carnaval, no entanto, é importante reforçar alguns cuidados especiais. Com essa finalidade, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lança a Campanha “A Folia Fica Completa Com Camisinha”.

A coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Aids e Hepatites Virais da SES-MG, Jordana Costa, explica que o objetivo da campanha é focar na prevenção combinada das ISTs oferecendo informações adequadas, além de reforçar a importância do diagnóstico precoce. “É fundamental conscientizar os foliões acerca da prevenção, com orientações para toda a população e distribuição de preservativos”, diz.

Jordana ressalta que, além da campanha, a Coordenação Estadual de ISTs/Aids e Hepatites Virais também desenvolve ações de prevenção e assistência aos pacientes com infecções sexualmente transmissíveis, a fim de diminuir o número de novos casos e aumentar o diagnóstico precoce dessas doenças, melhorando, desse modo, a qualidade de vida e o acesso aos serviços de saúde.

“O tratamento para HIV/Aids é realizado por meio da terapia antirretroviral fornecido pelo Departamento IST/Adis e Hepatites Virais e a dispensação é realizada pelo estado para os municípios. Desde 1996, o Brasil distribui gratuitamente os medicamentos necessários a todas as pessoas que vivem com HIV e que necessitam de tratamento”, explica a coordenadora.

 

 

 

Fonte: Segov ||

COMPATILHAR: