O número de brasileiros que possuem um meio eletrônico de pagamento aumentou nos últimos anos. Nada menos que 72,4% da população conta com algum tipo de cartão, seja crédito, débito ou os emitidos por redes de lojas e supermercados.
Em 2008, esse porcentual era de 68%. Os números fazem parte da quarta edição da pesquisa nacional de uso de meios eletrônicos, realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços (Abecs).
O cartão de débito é o meio eletrônico de pagamento mais popular. A pesquisa mostra que 60% dos brasileiros têm um cartão assim, ante 53% em 2008. Nos cartões de crédito, o índice de posse é menor, de 53%. Já nos plásticos emitidos por lojas, redes de varejo e supermercados, o porcentual é de 28%.
Mais ricos, menos ricos
As pessoas de maior renda são as que mais têm cartões. Nas classes A e B, 88% possuem algum cartão. Na classe C, o total é bem menor, 47%. O presidente da Abecs, Cláudio Yamaguti, destaca que é entre as pessoas das classes menos endinheiradas que o mercado de cartões mais cresce, por conta do aumento das taxas de emprego e da renda da população. Em 2008, o porcentual de pessoas da classe C que tinha um cartão era de 38%, nove pontos porcentuais abaixo do índice deste ano.
Entre as capitais pesquisadas, Brasília é a cidade em que as pessoas mais têm cartões, 85% da população. Já os menores porcentuais estão em Belém (68%), Manaus (65%) e Recife (63%).
Nos últimos anos, os plásticos conseguiram roubar espaço dos cheques. O desafio agora é tomar o lugar do dinheiro. O papel moeda permanece como principal concorrente dos cartões, disse CláudioYamaguti.
Internet
Os brasileiros estão perdendo o medo de usar o cartão para compras na internet. A pesquisa da Abecs mostra que o número de pessoas que costumam pagar compras com cartão de crédito na web subiu de 9% em 2010 para 15% este ano. A pesquisa da Abecs foi feita em 11 capitais e ouviu 4.000 pessoas e lojistas, entre os meses de junho a agosto de 2011.
Nas lojas
A participação dos meios eletrônicos de pagamento no faturamen-to dos estabele-
cimentos comerciais aumentou de 52% em 2008 para 54% neste ano.

COMPATILHAR: