Depois de um ano complicado, devido à crise econômica mundial, o setor de material de construção espera recuperar o fôlego em 2010. Para a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), a previsão de crescimento para este ano é de 10%. Já a Associação Brasileira da Indústria de Material de Construção (Abramat) acredita que o crescimento no setor deverá ser 15,7%.
O Produto Interno Bruto (PIB) da construção em 2010 deve expandir em 8,8%. Estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas Projetos, a pedido da Abramat, aponta que as vendas de materiais de construção terão crescimento real (descontada a inflação) de 77,7% até 2016. Para se chegar a esse número, levou-se em conta a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas de 2016, os investimentos habitacionais e a ampliação da infraestrutura do País.
A Abramat também revela que, em dezembro, 74% dos empresários do setor estão otimistas quanto a 2010. A perspectiva de investimentos também atingiu seu nível mais alto em 2009: 67% das empresas pretendem investir nos próximos 12 meses.
Para o presidente da Rede Clube da Casa, com lojas espalhadas em 29 cidades da região sul e sudoeste de Minas Gerais, realmente o momento é para otimismo. ?Na nossa região, o crescimento do setor se dará pelos investimentos habitacionais e ampliação da infraestrutura e, com certeza, as expectativas são muito boas?, diz Agenor Garcia Rosa, presidente da Rede.
Rede Clube da Casa
A Rede Clube da Casa, que foi lançada oficialmente em novembro do ano passado, já comemora o crescimento. A crise de 2009 não foi obstáculo para o desenvolvimento da Rede, que registrou 20% de crescimento em relação a 2008. ?Para 2010, a projeção é de aumento de dois dígitos?, completa Rosa.
De acordo com o diretor de marketing da Rede, Luiz Filipe Valias Vargas, o sucesso da Rede é um reflexo de um trabalho contínuo de desenvolvimento da marca e dos parceiros associados. ?O lançamento da Rede Clube da Casa trouxe uma repercussão muito positiva. O sucesso foi tão grande que recebemos ligações de empresários de outros estados do País, interessados em entrar na Rede. Mas, no momento, estamos em fase de avaliação sobre os critérios de expansão?, completa Vargas.
Ao todo, são 36 lojas, espalhadas em 29 cidades da região, que se uniram para fortalecer o mercado varejista de material de construção. Em uma única bandeira, todas as lojas passaram por mudanças de visual para atender ao conceito da Rede Clube da Casa.

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