Foram semanas isolado do caos urbano, ouvindo apenas o silêncio do mato para testar as infinitas afinações de suas violas. É nesse ritmo manso, de quem não tem pressa para escolher os melhores acordes e notas, que o cantor e compositor Roberto Zara, 53, reuniu inspiração para lançar seu primeiro álbum, ?Roberto Zara – Instrumental?. Com dez faixas, o disco é uma ode à cultura de Minas Gerais, repleto de arranjos de cordas que remetem à natureza, sons de pássaros e cachoeiras, além de outras simplicidades que se escondem atrás das tradicionais montanhas mineiras.
Com quase 35 anos de carreira, Roberto Zara participou de dezenas de bandas na década de 70, como a Favo de Mel, ao lado de Claudio Venturini, Ronaldo Venturini, Julio Venturini e Elldon Moreira, além de trabalhar com produção musical em diversos estúdios da capital mineira, como o Bemol, Ferretti, 108 e REC. Só agora, porém, ele decidiu lançar o primeiro disco solo, após acumular décadas de experiência. ?Fui acumulando durante a carreira aspectos da MPB, da bossa nova, Clube da Esquina etc. E só agora eu tive a vontade de colocar um som genuíno de Minas Gerais em um álbum com a minha personalidade?, diz o músico.
Apesar de um processo longo de composição, ?Roberto Zara – Instrumental? foi gravado em apenas quatro dias, no estúdio Celsom, no Prado, de forma totalmente analógica (?o instrumento precisa ser captado à moda antiga para soar como algo genuíno de Minas, não adianta fazer diferente com viola?, justifica o compositor em meio a risos).
Multi-instrumentista, Roberto Zara gravou as violas de 10 e 12 cordas, bandolim e mandolim (variação italiana do bandolim), além dos violões de aço e nylon. Os outros instrumentos que dão corpo às canções do disco foram todos gravados no teclado pelo maestro e parceiro, Celso Ramos. ?Eu quis usar essencialmente a viola e o bandolim neste trabalho porque representam a raiz e a essência de Minas Gerais. Os outros instrumentos são complementares e, apesar de serem clássicos, mantiveram a pegada popular do disco que eu queria?, diz.
Entre algumas das principais canções do álbum, chama atenção a moda de viola ?Enganoso Coração?, com arranjo suave em que predominam a viola caipira, o contrabaixo acústico e um bandolim marcante. Destaque também para ?Maçãs e Passarinhos?, composta em parceria com o músico Gerdeson Mourão.
O lançamento oficial do disco ainda não tem data ou local certo para acontecer. Apesar disso, Roberto Zara adianta que o show de estreia só deverá ser marcado em Belo Horizonte após a Copa do Mundo.

COMPATILHAR: