A VLI, empresa que administra a linha férrea que corta Formiga, realizou na tarde dessa terça-feira (23), uma simulação de acidente.

A ação foi realizada para conscientizar motoristas e pedestres sobre a atenção ao atravessarem uma passagem de nível. A simulação faz parte da campanha “Maio Amarelo” que ocorre em todo o mundo com o objetivo de chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

A simulação de uma colisão entre uma locomotiva e um carro ocorreu na rua Expedicionário Jorge Alvarenga, no bairro Sagrado Coração de Jesus. A simulação mostrou como um trem, mesmo em uma velocidade não muito alta, faz estrago em um veículo e não consegue parar imediatamente.

A colisão foi entre uma locomotiva BB36 e um VW/Fusca, que estava abandonado em um pátio de uma empresa de guincho. A VLI ainda alerta que, se a locomotiva estiver em alta velocidade e carregada, pode levar até um quilômetro para parar completamente quando acionados os freios de emergência.

Após o acidente, também foi feita simulação do resgate dos feridos. O responsável pela comunicação e relações públicas da VLI, André Elesbão, ressaltou que a empresa sempre realiza campanhas de conscientização sobre o tema e que essa foi a primeira simulação realizada em Formiga. “Não há muitos casos de acidentes na linha férrea em Formiga. Mas, mesmo assim, é importante sempre alertarmos a população sobre os riscos”, explicou.

Para realizar a simulação, a VLI contou com o apoio da Prefeitura, das polícias Militar e Civil, do Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER-MG), do Corpo de Bombeiros e do Sest/Senat.

A ação foi coordenada pelo supervisor de operações da empresa, Marco Aurélio Santos.

(Fotos: Glaudson Rodrigues e Secom/Divulgação)

Confira o vídeo: 

COMPATILHAR: