O infarto – problema que acontece quando a artéria coronária, próxima ao coração, é obstruída por placas de gordura -, é traiçoeiro e seus sinais podem ser confundidos com outros problemas de saúde. Quando a artéria é obstruída, o coração fica sem receber oxigênio.
Alguns sinais do infarto são claros, como dores do lado esquerdo do peito ou no braço. Entretanto, há outros indícios, como vômito ou sensação súbita de indigestão, por exemplo, que podem confundir a vítima, fazendo com que o problema não seja identificado de imediato.
O fato é que a maioria dos pacientes não sabe distinguir os sinais do infarto dos de outras doenças, principalmente porque o processo pode irradiar dores para outras regiões, como explicam especialistas, podendo gerar desconforto nas costas, ombros, mandíbula e estômago e as náuseas sentidos por quem, em seguida, infarta.
A principal recomendação é procurar um médico ao notar qualquer alteração, nem que seja para descobrir que não se tem nada ou que se trata de outra das várias doenças cujos sinais se confundem com os de um infarto, como asma. Os sintomas do infarto podem durar dias, de forma ininterrupta, ou ainda se manifestar em intervalos.
O consenso médico é que, em se tratando de coração, é essencial buscar um diagnóstico precoce.
Em grupos de risco, como os idosos, quem já tem histórico familiar ou sofre de diabetes, a atenção deve ser redobradas. Nos homens, o infarto é mais frequente a partir dos 55 anos e, nas mulheres, após os 65.

COMPATILHAR: