Na manhã desta quinta-feira (31), foi aprovada por meio de uma assembleia do Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga (Sinrural) uma permuta entre os terrenos do Parque Luiz Belo Primo (Parque de Exposições) pelo imóvel onde atualmente funciona o almoxarifado da Secretaria de Obras. O prefeito Aluísio Veloso/PT, o presidente da Câmara Moacir Ribeiro/PMDB e outros representantes dos poderes públicos também participaram da reunião.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga, Ivanir Júlio da Silveira (Sr. Nêgo), o terreno onde fica o almoxarifado após permutado será vendido para angariar fundos a fim de que seja adquirido outro terreno para construir a nova sede do Parque de Exposições. O presidente do sindicato contou que já têm outros cerca de 10 terrenos sendo avaliados para abrigar o novo Parque de Exposições, todos localizados fora do perímetro urbano. ?Ainda vamos escolher, agora temos que esperar a Câmara aprovar. Nós, do sindicato, já aprovamos. A negociação é com a Prefeitura e a administração municipal negocia com a Câmara?, comentou.
O terreno do Parque de Exposições conta com quase três mil metros quadrados. Moacir Ribeiro disse que a diretoria do sindicato quer também que a Prefeitura doe um terreno para que eles construam a nova sede do Parque de Exposições. ?Sou de acordo que, se fizer a Prefeitura lá, que também se faça a Câmara. Aí vou doar aquele terreno que foi comprado pela Câmara [no bairro Santa Luzia] para a Prefeitura fazer o Naps [Núcleo de Atenção Psicossocial]?, contou Moacir Ribeiro.
No dia 15 de março, o prefeito Aluísio Veloso/PT se reuniu com o presidente e a diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais. De acordo com a diretoria, a realização de festas no Parque de Exposições já foi motivo de reclamações da vizinhança e de reuniões com o Ministério Público de Formiga.
A ideia de permutar os imóveis surgiu durante a audiência pública realizada no dia 26 de janeiro, no plenário da Câmara Municipal, quando o Executivo convidou a comunidade para debater sobre a nova sede da Prefeitura. Em meio às explanações foi sugerido que o novo prédio fosse construído no Parque de Exposições, assim como a Câmara Municipal. De acordo com José Ivo, o terreno estaria avaliado em cerca de R$ 3 milhões, no valor de mercado.
Conforme informações da Secretaria de Comunicação, a permuta foi aprovada por 35 votos a favor e 5 contra e ficou acertado que o sindicato ficará com o terreno do almoxarifado e a Prefeitura com o Parque de Exposições, mas o sindicato continuará com a parte próxima ao Tattersal e o estacionamento. Ivanir da Silveira disse que pretendem continuar a realização de leilões no local.
Caso ocorra a permuta, que deve ser aprovada pelos vereadores, o Parque de Exposições ficará livre para a Prefeitura a partir de julho deste ano, o que não impedirá o sindicato de fazer a festa agropecuária em junho, como de costume.

COMPATILHAR: