É impossível organizar os Jogos Olímpicos de Tóquio, previstos para começar em 23 julho, com total segurança em um momento em que a pandemia de Covid-19 continua a afetar o país, afirmou um sindicato de médicos do Japão em uma mensagem ao governo.

“Nós nos opomos com força à disputa dos Jogos de Tóquio em um momento em que as pessoas em todo o mundo lutam contra o novo coronavírus”, afirmam os médicos, que consideram “impossível disputar Jogos seguros durante a pandemia”.

“Não podemos negar o perigo que representam as numerosas novas variantes do vírus que vão chegar a Tóquio a partir de todo o mundo”, completa o comunicado dos médicos.

O Japão enfrenta atualmente a quarta onda de infecções pelo vírus e diversas regiões, incluindo a capital, se encontram em estado de emergência. Os sistemas hospitalares estão novamente sob pressão e os médicos denunciam repetidamente a falta de funcionários para o atendimento dos pacientes.

Nos últimos dias, vários governadores de províncias japonesas indicaram que não reservarão leitos hospitalares para atletas enfermos.

Os projetos de algumas delegações de treinar no Japão antes do início dos Jogos foram cancelados.

A 10 semanas da abertura dos Jogos Olímpicos, grande parte da opinião pública japonesa permanece contrária ao evento. Pesquisas mostram que a maioria dos japoneses deseja um adiamento ou o cancelamento.

O comitê organizador insiste que tem capacidade de garantir Jogos Olímpicos seguros graças às medidas adotadas.

Fonte: G1

COMPATILHAR: