O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino (Andes) informou em nota neste domingo (16) que a greve nacional das universidades federais deve ser encerrada nesta semana.
Segundo a correspondência, a decisão do sindicato de encaminhar a suspensão unificada da greve nacional às instituições de ensino foi tomada após a após criteriosa avaliação do quadro das assembleias gerais. A suspensão será comunicada às instituições entre a segunda (17) e a sexta (21). As universidades que continuam em greve terão de seguir a decisão do sindicato nacional.
A greve foi deflagrada no dia 17 de maio e chegou a ter a adesão de 57 das 59 universidades federais do país. Até a semana passada, perto de completar quatro meses, ainda contava com a adesão de 13 instituições, segundo o Ministério da Educação. O MEC quer a reposição completa do período em greve.
Cada instituição terá autonomia para montar o calendário de reposição, porém, as aulas devem prosseguir até o ano de 2013. As universidades federais começaram a planejar o calendário de reposição das aulas. Nos casos mais extremos, o calendário letivo de 2012 só vai terminar em abril do ano que vem.
Na quarta-feira (12), as universidades federais do Amazonas (UFAM), Maranhão (UFMA), Uberlândia (UFU), Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Ouro Preto (UFOP) e Paraíba (UFPB) decidiram encerrar a greve.

COMPATILHAR: