Dois Sindicatos de Produtores Rurais da Regional Passos do Senar Minas ? Piumhi e Cabo Verde – serão agraciados com a Medalha do Mérito Rural, concedida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) nas comemorações do Dia do Produtor Rural Mineiro. A solenidade acontece na quinta-feira (7), na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, a partir das 20h.
A data também é uma comemoração aos 60 anos da Faemg. A comenda distingue pessoas e instituições que tenham prestado relevantes trabalhos em prol do meio rural em Minas Gerais ou no Brasil. São cinco categorias de premiação: Política, Técnico-científica, Comunicação, Produtor Rural e Sindicato.
Receberá a Grande Medalha o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator do projeto do novo Código Florestal, aprovado em maio, na Câmara.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Cabo Verde, Jerônimo Giacchetta, que também é diretor secretário da Faemg, disse que é gratificante receber a Medalha do Mérito Rural em duas datas representativas – os 60 anos da federação e 45 anos do sindicato. ?É gratificante, pois é o reconhecimento de um trabalho realizado em todas as gestões anteriores no sindicato de Cabo Verde, além dos serviços prestados aos produtores do município?, disse Giacchetta.
O presidente está à frente do sindicato desde 2003 em suas terceira gestão. Ele destaca como principais trabalhos aos produtores a maior representação política e a consolidação do convênio com o Senar Minas, com médicos e o comércio local. ?A história do nosso sindicato converge com a da Faemg e participamos ativamente no setor?, completou Giacchetta.
Ele informou que para receber a medalha em BH, irão representantes do Sindicato do Cabo Verde e da Prefeitura.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Piumhi, Rafael Alves Tomé também ficou feliz com a indicação para receber a medalha. ?Ficamos surpresos, mas esperávamos receber esta comenda pelo que temos trabalhado nos últimos anos?, disse o presidente.
Rafael Tomé está no segundo mandato, sendo reeleito no final do ano passado. Na região, a entidade atende produtores das cidades de Piumhi, Doresópolis e Vargem Bonita.
?Quando entrei na presidência, havia uns 450 associados e hoje já temos cerca de 700 produtores. Incentivamos maior aproximação dos produtores com a Faemg e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), promovemos mais eventos de agronegócio, procuramos investimentos para nossos produtores, além de incentivar a capacitação com os cursos do Senar?, enumerou raafelTomé, lembrando que grande parte dos produtores da região cultiva café.
Para ele, entretanto, a medalha do Mérito Rural também é um prêmio para os outros sindicatos. ?Nosso sindicato tem mérito, mas essa premiação deve ser dividida com todos os sindicatos da região porque existe um esforço conjunto da categoria em servir o produtor. Os sindicatos têm sido vistos com outros olhos?,afirmou.

COMPATILHAR: