A agência do Sistema Nacional de Empregos de Formiga (Sine) está testando desde segunda-feira (14), um novo método para a distribuição das 30 fichas diárias para atendimento.
A partir de agora, as fichas serão distribuídas a partir das 16h de segunda a sexta-feira, para que o cidadão seja atendido no dia seguinte (dia útil).
A medida foi tomada após o morador da residência que fica ao lado da agência pedir providências, pois dezenas de pessoas estavam se aglomeravam durante a madrugada em frente à casa dele, enquanto aguardavam para conseguir uma das fichas distribuídas pela manhã. A coordenação do Sine já estava em busca de uma solução por causa das baixas temperaturas dos últimos dias e da incapacidade de acomodar as pessoas durante a madrugada.
Como a informação ainda não foi divulgada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura, muitos permanecem chegando ao local de madrugada e pela manhã são informados sobre a mudança, o que tem gerado indignação. Porém, no portão da agência foi afixado, na segunda-feira um cartaz explicando a nova medida, mesmo assim, há quem opte por dormir no local.
Sistema Nacional
Há meses, o sistema utilizado para dar entrada no Seguro Desemprego, que é integrado com todo o país, vem apresentando problemas. Além da lentidão, há dias que o sistema fica fora do ar. Atendimentos que eram feitos em poucos minutos, hoje podem levar horas e a distribuição de fichas, para limitar o número de atendimentos e evitar a espera de muitas horas na fila, foi uma das medidas tomadas em várias agências para atenuar o problema. No final de 2013, durante 40 dias o sistema ficou fora do ar em todo o Estado e milhares de pessoas ficaram impossibilitadas de dar entrada no seguro.
A coordenadora do Sine de Formiga, Patrícia Ribeiro, acredita que a implantação do cruzamento de dados da Caixa, INSS e Receita Federal para a liberação do seguro tenha deixado o sistema mais lento. ?O sistema é integrado às agências do Sine em todo o país, o que já o deixa mais lento e desde que o governo implantou a análise dos dados dos três órgãos para evitar fraudes, o problema se agravou. Vale ressaltar que o problema tem ocorrido em várias cidades do Estado e do país?, explicou.
Documentação
Para agilizar o atendimento e evitar que o cidadão volte para casa sem ter seu problema solucionado, é importante apresentar todos os documentos:
*CPF;
* Carteira de Identidade;
* Carteira de Trabalho;
* Comprovante de endereço do mês atual (do mês vigente ou de, no máximo dois meses atrás).
O Sine de Formiga fica à rua Joaquim Rodarte, 168, Centro.

COMPATILHAR: