Na manhã desta quarta-feira (24), a gerência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Formiga anunciou que, a partir de março, serão oferecidos, gratuitamente, três cursos de qualificação profissional. Em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e por meio de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), serão oferecidas 24 vagas nos cursos de pedreiro, auxiliar administrativo e na área de confecção.
De acordo com o coordenador do setor de Indústria e Comércio da Prefeitura, Carlyle Ribeiro, foi realizado um levantamento no município e, em função do crescimento da construção civil, foi diagnosticada a necessidade de uma capacitação para pedreiros. Em relação ao curso na área de confecção, foi levado em conta a tradição e o grande número de empresas da área em Formiga. Já o curso de auxiliar administrativo é sempre um dos mais requisitados.
Em Formiga, os cursos serão executado e ministrado pela Qualicom. ?São cursos de alta qualidade e estaremos aqui para dar todo o suporte necessário?, disse a presidente da Qualicom, Maria Messias da Silva Amaral.
Cada curso terá 200 horas/aula, sendo 20% desse tempo destinado a competências básicas, como aulas de cidadania, empreendimento, leis trabalhistas, entre outros assuntos.
Terão prioridade para participar dos cursos aquelas pessoas que buscam o primeiro emprego ou estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no Sine, localizado no Terminal Rodoviário, das 8h às 17h. Os interessados devem levar a Carteira de Trabalho, documento de identidade e CPF. Os cursos devem começar no dia 8 de março.
Segundo o gerente do Sine Formiga, Elton da Costa, a instituição recebe cerca de 120 vagas de emprego por semana, mas faltam trabalhadores qualificados. Com esses cursos, os alunos têm a chance de serem indicados para essas vagas. Mais informações pelo telefone 3322-4222.

COMPATILHAR: