Estão em tramitação na Câmara Municipal de Formiga, quatro projetos de lei que preveem a criação de mais cargos de confiança na estrutura administrativa da cidade.
A notícia do envio dos projetos (nº 50/2014, que cria cargo de diretor de Assuntos Institucionais, nº 52/2014, que modifica a nomenclatura de Coordenador de Endemias para Gerente de Endemias, nº 53/2014, criando o cargo de supervisor de Obras Municipais e o de nº 54/2014, criando o cargo de coordenador do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes) desagradou o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga (Sintramfor), que por meio de seu presidente, Natanael Alves Gonzaga, enviou ofício à Câmara Municipal.
De acordo com o sindicato, os cargos comissionados a serem criados não serão ocupados por servidores de carreira, contrariando a valorização destes profissionais que possuem capacidade de ocupar qualquer um desses cargos o que contribuiria para a redução de gastos com os servidores. Pois o salário do servidor seria apenas reajustado até o valor pago pelo ocupante do cargo de confiança, diferente da contratação de outro profissional, cujos gastos com seu vencimento seria de 100% para o município. ?Deixo claro que não estou questionando a capacidade dos cargos comissionados de livre nomeação, mas lutando pelo enxugamento da administração, pois a aprovação excessiva de cargos impossibilita o ganho real dos servidores de carreira, que há anos só tem o reajuste do INPC?, pontuou o presidente.
O ofício afirma ainda que a aprovação dos projeto comprometerá a valorização salarial, devido ao excesso de cargos comissionados. ?O mesmo (o prefeito) sabe que atualmente existe um Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos servidores públicos de Formiga, que deveria estar sendo observado a fim de valorizar os servidores de carreira. Saibam ainda que o Sintramfor não irá compactuar com leis que podem colocar em risco o Plano de Carreira, que foi conquistado com muita luta?, explicou o ofício.
Em contato com o jornal, Natanael Alves explicou ainda que, recentemente, membros do sindicato se reuniram com os vereadores e falaram, mais uma vez, sobre a valorização do Plano de Carreira. ?Nesse dia, já havia dois desses projetos tramitando na Câmara. O problema são esses cargos de livre nomeação, pois acabamos tendo dificuldade na alteração da folha de pagamento. Seria mais fácil, eles aumentarem em 30% um cargo de carreira, valorizar mais os servidores e enxugar a máquina?, encerrou.

COMPATILHAR: