Na segunda-feira (30), sete dos dez vereadores do Legislativo formiguense oficiaram o presidente da Casa, Evandro Donizeth da Cunha (Piruca) a respeito de uma suposta ordem de prisão preventiva em desfavor do vereador afastado do cargo pela Justiça, Josino Bernardes de Castro.

O pedido foi para que a Mesa Diretora da Câmara buscasse informações sobre o caso junto à Vara Criminal da Comarca da cidade, uma vez que o Regimento Interno da Casa prevê nos artigos 30,31 e 32 medidas específicas e punitivas caso Josino, de fato, esteja com prisão preventiva decretada.

A Mesa Diretora deferiu o pedido e protocolou ofício junto a Vara Criminal de Formiga nesta terça-feira (31).

Confira o documento ao lado: 

Mandados de prisão

Segundo apurou o portal, desde a semana passada há sim, uma ordem de prisão em desfavor de Josino Bernardes que poderá ser preso a qualquer momento.

Na quarta-feira passada (25), já havia sido preso o ex-ouvidor municipal e atual presidente do PMDB local, Erasmo Carlos Espíndola (foto abaixo), que a seu pedido, foi exonerado da administração no dia 17 de maio. Ele foi detido em casa e está preso no Pavilhão Provisório da Penitenciária Regional de Formiga.

A decisão da Justiça de prender Josino e Erasmo teria ocorrido após ambos desobedecerem ordem contida na decisão que os afastou dos respectivos cargos e que os proibia de (…). manter contato por qualquer meio de comunicação com eventuais corréus e testemunhas indicados e arrolados neste feito (…).

Determina ainda que: (…) eventual descumprimento das medidas pelos investigados poderá acarretar a conversão destas em prisão preventiva, nos termos dos arts. 282, §4º, e 312, § único, ambos do CPP. (…)

Ambos foram afastados dos cargos no dia 29 de março durante a Operação Capitanias Hereditárias desencadeada pelo Ministério Público que investiga uma série de irregularidades na administração e na ação parlamentar de três vereadores.

 

COMPATILHAR: