Pouco a pouco o auditório do Colégio Santa Teresinha foi ocupado por espectadores, divididos entre familiares, populares e autoridades militares, que esperavam assistir à posse dos vereadores eleitos para o mandato de 2013/2016. Às 15h30 de terça-feira (1º), com meia hora de atraso, teve início a cerimônia.
Juarez Carvalho/PP iniciou a sessão solene por ser o vereador mais velho entre os dez. Em seguida, foi realizada a votação para escolher a mesa diretora da Câmara Municipal. Duas chapas estavam na disputa. Pela chapa A, Josino Bernardes de Castro Neto/PSC, como presidente, Evandro Donizetti da Cunha/PSB (Piruca), no cargo de vice, Mauro César/PMDB, como primeiro-secretário, e Manoel Messias Silva/PV (Pastor Manoel ), como segundo-secretário. A chapa B estava incompleta. Nela, concorriam apenas Juarez Carvalho no cargo de presidente e Arnaldo Gontijo de Freitas /PSL (Arnaldo da Nasa), como primeiro-secretário.
Por sete votos a três, Josino de Castro foi eleito presidente da Câmara Municipal, bem como os membros da chapa A em seus respectivos cargos.
Cada componente da mesa-diretora fez um breve pronunciamento. Josino de Castro agradeceu às pessoas que votaram nele, fez elogios ao novo prefeito Moacir Ribeiro/PMDB, com quem disse ter um bom convívio, e ainda fez um desabafo ao falar que pessoas que o apunhalaram pelas costas agora veriam sua vitória.
Ao final da cerimônia, cada vereador fez o seu pronunciamento. Após a leitura da ata da reunião, feita por Mauro César, foi encerrada a solenidade. Os vereadores então se dirigiram ao público presente para receberem os cumprimentos.
Estreiam como vereadores Arnaldo da Nasa/PSL, que obteve 1.421 votos, Pastor Manoel/PV, com 1.095 votos, e Luciano Luis Duque/PCdoB (Luciano do Trailer),com 1.055 votos.
Três vereadores já haviam sido eleitos em eleições passadas: Piruca/PSB, com 1.353 votos, José Aparecido Monteiro/PMDB (Zezinho Gaiola), com 1.093 votos e, Josino/PSC, que foi eleito com apenas 641 votos e se sobressaiu aos outros candidatos que receberam mais votos devido ao coeficiente eleitoral, que se constitui como o número mínimo de votos que um partido ou coligação precisa para garantir uma cadeira ou mais no Legislativo.
Juarez Carvalho/PP obteve 1.532 votos nestas eleições. Ele já foi prefeito de Formiga entre os anos de 1993 e 1996 e entre 2001 e 2004.
Dos dez vereadores que exerceram a legislatura passada, conseguiram se reeleger José Geraldo da Cunha /PMN (Cabo Cunha), com 2.112, Rosimeire Ribeiro de Mendonça/PMDB (Meirinha), com 1.703, e Mauro César/PMDB, com 1.421 votos.
A primeira reunião deste ano na Câmara Municipal será no dia 4 de fevereiro.

COMPATILHAR: