Segundo o último balanço divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), já são 109 os municípios mineiros em situação de emergência em decorrência da chuva em Minas. Os últimos decretos no estado foram feitos dia 23, em São Francisco do Glória, na Zona da Mata, e Santa Efigênia de Minas, no Vale do Rio Doce.
Na zona rural de São Francisco do Glória, cidade com pouco mais de 5.000 habitantes, a chuva forte abriu crateras nas estradas e rompeu barreiras, pontes e mata-burros. Não há informações de casas danificadas.
Já em Santa Efigênia de Minas, o córrego do Pau Pintado transbordou após tempestade na sexta-feira. Pelo menos 100 casas foram destruídas, além de seis pontes. Com a destruição, 70 pessoas ficaram desabrigadas e foram encaminhadas para escolas da cidade.
Desde o início do período chuvoso, em setembro do ano passado, 27 pessoas morreram e 406 ficaram feridas. Dados da Defesa Civil ainda apontam que em Minas há, atualmente, ao menos 86.961 desalojados e 9.039 desabrigados.

COMPATILHAR: